17/05/2020

Lixo com alerta sobre Covid-19 viraliza nas redes sociais e chama a atenção para consciência

Por Ted Sartori/#Santaportal em 17/05/2020 às 09:33

CORONAVÍRUS – Em um saco de lixo em Cubatão, um recado escrito a mão e uma folha tornou-se emblemático em tempos de pandemia do novo coronavírus: “Sr. Gari, testamos positivo ao exame Covid-19. Isolamos o lixo com todo o cuidado para evitar a sua contaminação. Que Deus abençõe e cuide de vocês!”. Ontem, por sinal, foi dia desse profissional.

“O volume não permite que se faça uma suposição do que haja lá dentro. É uma atitude correta de cidadão, mas por outro lado as pessoas vão ficar preocupadas, a despeito que os trabalhadores de descarte de lixo são educados para este tipo de situação: usam luvas protetoras e tem que estar de máscaras como todos nós”, afirma o médico infectologista Ricardo Hayden. “Acho que tem um valor simbólico. Na prática todos as profissões de risco tem protocolos de proteção. Mas é um ótimo exemplo de cidadania e respeito ao próximo”, completa o também infectologista Evaldo Stanislau.

Hayden explica como deve ser feito o descarte de materiais de uso em relação ao novo coronavírus, como lenços de papel. “Eles devem ser lacrados em sacos plásticos pequenos. Até muita gente tem usado os sacos plásticos reutilizáveis de supermercados. É para esse lixo mais miúdo, como máscaras, tem todo esse dispostiivo. Se tiver um saquinho de pão, coloca, enrola bem as máscaras, coloca por fora um saco plástico e dá um nó”.

O médico infectologista também lembra que isso pode ser colocado dentro de um saco que tenha lixo orgânico. “Salvo melhor juízo, são coisas que não tem como carrear o vírus, como cascas de bananas, restante de alimentação e coisas desse gênero”, completa. “O ideal era pudesse ter uma embalagem mais resistente. Existem sacos mais caros, maiores e depende muito da necessidade doméstica”, emenda.

Vale recordar que as dicas de Ricardo Hayden não se referem ao descarte de material hospitalar. “Aí apaga tudo o que eu falei porque existe um dispositivo, legislação para descarte de lixo séptico, como seringas, agulhas, materiais, curativos e artigos diversos”

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.