18/09/2020

Líder índígena do Vale do Ribeira morre vítima de Covid-19

Por #Santaportal em 18/09/2020 às 08:04

COVID-19 – O líder indígena de Iguape, João Lira, morreu nesta quinta-feira (17), devido a complicações da Covid-19. Ele estava internado no Hospital Regional do Vale do Ribeira, em Pariquera Açu, desde o início de setembro. 

Primeiro representante indígena candidato a deputado federal do Vale do Ribeira no pleito de 2018, ele participaria nas eleições deste ano, como candidato a vereador também pela sigla.

João Lira estudou na Universidade de São Paulo (USP) e foi um dos pioneiros da educação escolar indígena no estado. Ele especializou-se em Letras, para melhorar a qualidade da educação pública de sua aldeia, de acordo com informações da Diretoria de Ensino Regional (DER).

A Diretoria Regional ainda afirmou que essa foi uma grande perda aos familiares, amigos e colegas de profissão, e que o indígena deixa um grande legado por sua liderança. “Certeza de que as sementes que plantou estão eternizadas em nossos corações”, publicou.

Em nota o presidente do Diretório Municipal do PSOL, em Iguape, André Luiz Ferreira da Silva, também lamentou o ocorrido e falou de suas lutas.

“Com muito pesar, informamos o falecimento de João Lira, indígena da etnia Guarani Mbya, companheiro do PSOL na região do Vale do Ribeira, professor da rede pública. João Lira dedicou toda sua trajetória à luta incansável em defesa das populações indígenas, da educação e do meio-ambiente. Foi mais uma vítima da COVID-19, que tem se espalhado com força entre os povos indígenas do país. Apelamos às autoridades públicas pela garantia do acesso à saúde pública e pela testagem em massa nas aldeias e nas comunidades tradicionais quilombolas. João Lira, presente!”.

João Lira (Wera) foi também vice-diretor da Escola Indígena da Aldeia Itapuã, em Iguape. Participou do Coletivo de Educação do Campo e do Fórum de Comunidades Tradicionais do Vale do Ribeira/SP.

 

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.