Leonardo de Deus, da Unisanta, fica fora do pódio em Tóquio

Por Santa Portal em 27/07/2021 às 23:01

Não deu! Leonardo de Deus terminou a final dos 200m borboleta em sexto lugar, na noite desta terça-feira (27). Em sua primeira final em Olimpíadas, o atleta da Unisanta nadou a prova em 1m55s19. Kristof Milak, da Hungria, bateu o recorde olímpico e garantiu o ouro com 1m51s25. Tomoru Honda (Japão), em 1m53s73, e Federico Burdisso (Itália), em 1m54s45, fecharam o pódio.

Leonardo de Deus, atleta da Unisanta, compõe a seleção brasileira desde 2009. Leo de Deus, como é conhecido no esporte, começou na natação competitiva em 2002, no Clube do Remo, Belém/PA, aos 11 anos. Rapidamente alcançou pódios em todas as competições do eixo Norte-Nordeste.

Com intuito de profissionalizar ainda mais, em 2004, teve a oportunidade de treina na AABB, Brasília/DF, com o técnico consagrado Hugo Lobo Filho. Teve destaques em todas as competições nacionais e internacionais durante sua estada na AABB nas categorias de base e posteriormente como integrante do Minas Tênis Clube, de 2008-2009.

Em 2010, já em São Paulo, Leonardo defendeu o Clube Pinheiros, tendo uma breve passagem pela Equipe do Flamengo. Neste período, participou de campeonatos Mundiais, e conquistou a primeira vitória nos 200m borboleta no Pan-Americano de 2011, o início de uma série de pódios no Campeonato nos anos seguintes.

Em 2012, conquistou a vaga para os Jogos Olímpicos Londres 2012 e foi semifinalista nos 200m costas.

Leonardo de Deus, da Unisanta, fica fora do pódio em Tóquio
(Foto: Satiro Sodré / SSPress / CBDA)

No ano seguinte, passou a integrar a equipe do Sport Clube Corinthians, onde ficou durante todo o ciclo Olímpico Rio2016 e conquistou sua primeira final de Mundial e bem como primeira medalha no campeonato Pan Pacific.

Seguiu colecionando vitórias em campeonatos nacionais e internacionais. Além de conquistar o bicampeonato pan-americano e quebrar o recorde nos 200m borboleta também conquistou nas Olímpiadas duas semi-finais nos 200m borboleta e 200m costas. Aliás, nesta prova bateu o recorde brasileiro da prova que pertencia a Thiago Pereira.

Em 2017, foi convidado a participar do time da Unisanta, atual clube do atleta, onde fez história com a conquista do tri-campeonato nos 200m borboleta no Campeonato Pan-Americano de Lima, em 2019, sendo uns dos únicos atletas individuais ao feito na história do campeonato, e também alcançando medalhas em campeonatos Mundiais militares e até mesmo na histórica medalha de ouro no revezamento 4×200 no Mundial de piscina curta (25m).

Leonardo acumula uma vida esportiva de muitos títulos, além de ser carismático e diariamente promover a saúde, vida saudável e prática esportiva. Durante os anos se fez presente em Jogos Escolares, como participante e, também, como personalidade para promoção do esporte.

Foi eleito pelos atletas como Presidente da Comissão de atletas junto à CBDA, cargo que não ocupa mais.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.