Lançamento de livro em Santos discute menopausa e saúde feminina
Por Santa Portal em 12/09/2025 às 11:00
Com um debate sobre menopausa e saúde feminina, o livro Reflorescer: Transformando pausas será lançado no próximo dia 19 (sexta-feira), a partir das 18 horas, na Livraria Martins Fontes, à Avenida Ana Costa, número 530, em Santos.
O livro aborda menopausa sem reposição hormonal e lança olhar inédito sobre saúde de mulheres sobreviventes ao câncer de mama, a partir do olhar de duas mulheres que conhecem bem o tema: a mastologista e professora Simone Elias, que tem a qualidade de vida no pós-tratamento oncológico, entre suas linhas de pesquisa, e executiva Patricia Helena de Jesus Teixeira, sobrevivente de câncer de mama.
No encontro para o lançamento, as duas autoras falarão sobre o trabalho com mulheres que vivenciam a menopausa e não podem, ou não querem, realizar terapia hormonal.
Com base em evidências científicas, o livro apresenta estratégias práticas e acessíveis para o manejo dos sintomas da menopausa, especialmente em contextos de contraindicação hormonal — como é o caso de pacientes com histórico de câncer de mama. São 36 capítulos escritos em colaboração por mais de 30 especialistas de diversas áreas da saúde, criteriosamente escolhidos para reunir recomendações atualizadas sobre alimentação, sono, saúde mental, sexualidade, terapias complementares e mudanças no estilo de vida, entre outros temas.
Cerca de 78% das mulheres brasileiras com sintomas climatéricos não utilizam a reposição hormonal, seja por contraindicações, por escolha própria, medo ou desconhecimento. O livro surge, portanto, como uma resposta concreta à carência de informação acessível e fundamentada para o público feminino, inclusive para aquelas mulheres que ainda não entraram na menopausa, mas podem e devem se informar sobre o tema para conhecerem o manejo e opções terapêuticas
A mastologista Simone Elias diz que o livro foi pensado para ser uma ponte entre a ciência e a vivência, respeitando os corpos e os tempos de cada mulher: “Depois de mais de 30 anos atendendo mulheres, entendi que muitas das que passam por essa fase não precisam apenas de tratamento, mas de orientação, acolhimento e autonomia.”
Como paciente e empresária, Patricia Helena de Jesus Teixeira percebeu o quanto a menopausa pós-câncer é uma realidade vivida em silêncio por muitas mulheres: “Nossa proposta é oferecer conhecimento confiável, sensível e acessível para quem enfrenta esse momento com tantas dúvidas e poucas respostas”.
“Reflorescer – transformando pausas” é parte de um projeto maior. A proposta das autoras é acolher, informar e transformar. “É para todas as idades, para que as mais jovens se preparem para essa fase, mas é direcionado com um carinho especial para mulheres maduras, por muito tempo invisíveis à medicina e à sociedade. Pode ser um guia para qualquer profissional de saúde e para os parceiros dessas mulheres”, completa Simone.
Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), mais de 73 mil novos casos de câncer de mama são esperados anualmente no Brasil entre 2023 e 2025. Cerca de 78% das mulheres brasileiras com sintomas climatéricos não utilizam a reposição hormonal, seja por contraindicações, por escolha própria, medo ou desconhecimento. Na publicação, mulheres que ainda não entraram na menopausa podem se informar sobre o tema para conhecerem o manejo e opções terapêuticas.
Publicado pela Editora dos Editores, o livro está disponível nas versões impressa e digital, indicado para mulheres que buscam conhecer e entender melhor seus corpos e profissionais da saúde interessados em ampliar sua prática sobre os cuidados não hormonais.