21/08/2021

Anos 80: quando Barcelona e Athletic viveram o auge da rivalidade

Por Weber Shandwick/LaLiga em 21/08/2021 às 17:09

Dois dos clubes (o outro é o Real Madrid) que jamais foram rebaixados em LaLiga Santander, Athletic Club e FC Barcelona realizam neste sábado (21), mais um capítulo de um duelo de regiões com identidade forte (País Basco e Catalunha) e um histórico de decisões apimentadas, com destaque para o início da década de 1980, com um personagem se sobressaindo, para o bem e para o mal: Diego Maradona.

O auge da confusão foi na final da Copa del Rey de 1984, mas devemos voltar para um pouco antes. Sem ganhar o título nacional desde 1974, o Barcelona via o sucesso de times como os rivais de Madrid, Real e Atlético, além da grande fase do futebol do País Basco. Foram quatro títulos de LaLiga em sequência para a região, com dois para a Real Sociedad (190/81 e 1981/82) e mais dois para o Atlhetic (1982/83 e 1983/84).

Querendo um grande título para a torcida blaugrana, a diretoria do Barça investiu pesado: em 1982, trouxe Maradona, em completa ascensão vindo do Boca Juniors e no ano seguinte, contratou César Luis Menotti, compatriota de Diego e campeão mundial em 1978 com a seleção da Argentina, para treinar o time. Com essa dupla em 1983, vieram os títulos da Copa del Rey, da Copa da Liga Espanhola e da Supercopa da Espanha (em decisão contra o Athletic).

O clima entre os dois times naquela época era acirradíssimo e dois personagens do time basco eram personas non gratas na Catalunha: o técnico do Athletic, Javier Clemente e o zagueiro Andoni Goikoetxea. Clemente, que fazia sua equipe jogar de forma bem agressiva, tinha em Goiko seu defensor de maior confiança. E o zagueiro, que já havia protagonizado um lance que causou uma grave lesão no joelho do meio-campista culé Bernd Schuster na temporada anterior, protagonizou outro lance polêmico, ao causar uma fratura no tornozelo de Maradona na quarta rodada de LaLiga de 1983/84.

Sem Maradona por metade da temporada, o Barcelona não conseguiu acompanhar o próprio Athletic e o Real Madrid na disputa pelo título, vencida pelos Leones em um final emocionante. Então, o clima estava bem quente no dia 5 de maio de 1984, quando Barça e Athletic pisaram no gramado do Santiago Bernabéu para decidirem o título da Copa del Rey .

Com a bola rolando, Endika fez logo no começo o gol definitivo, em jogo de grande atuação do goleiro Andoni Zubizarreta, que posteriormente se tornaria uma lenda barcelonista. Os Leones conquistavam a taça e o último doblete da história do clube.

Mas Maradona não deixaria por menos. Após o fim do jogo, onde sofreu repetidas faltas, além de provocações do técnico Clemente antes da partida, Diego iniciou uma verdadeira batalha campal. O argentino deu uma cabeçada em Miguel Ángel Sola, além de uma joelhada em outro adversário. Quando Goikoetxea, deu uma voadora no 10 barcelonista, a confusão se estendeu para todo campo.

A confusão encerrou a passagem do Pibe de Oro pela Catalunha. A falta do título de LaLiga e a suspensão de três meses imposta ao jogador acelerou sua venda ao Napoli, onde virou ídolo. Já o Barcelona, voltaria a conquistar o título nacional já na temporada seguinte, em 1984/85.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.