10/10/2023

Julgamento da tentativa de homicídio contra Solange Freitas é adiado

Por Santa Portal em 10/10/2023 às 15:51

Reprodução/Instagram @sousolangefreitas/Arquivo Santa Portal
Reprodução/Instagram @sousolangefreitas/Arquivo Santa Portal

O julgamento de Diego Nascimento Pinto, o segundo envolvido no atentado a tiros contra a deputada estadual Solange Freitas (União Brasil) em 2020, foi adiado para o dia 24 de outubro. O júri teve início na manhã desta terça-feira (10), no Fórum de São Vicente.

Durante o julgamento, a defesa vinha conduzindo as perguntas à testemunha de acusação, utilizando trechos de um depoimento prestado no julgamento anterior. Neste momento, a assistência da acusação questionou a defesa de onde estaria no processo, aqueles trechos que foram lidos. O advogado, então, afirmou que não existia no processo e, na verdade, ele se referia a outro processo.

Diante disso, o Ministério Público expressou sua objeção, alegando uma violação às regras processuais. Segundo essas normas, qualquer documento a ser apresentado em plenário deve ser anexado com um prazo mínimo de três dias úteis de antecedência, e ele alegou que não havia sido devidamente notificado.

A partir daí então estabeleceu-se uma discussão, na qual a defesa sustentou que houve expresso de requerimento, mas o documento da defesa nesse sentido é uma narrativa. Em resumo, narra que teria que usar, mas não fez o expresso de requerimento que seria de juntar.

Para evitar um problema futuro, porque o processo decidindo de um lado ou de outro poderia suscitar a discussão de nulidade, entendeu-se por bem o juiz dissolver o conselho de sentença, reagendando essa nova data para 24 de outubro.

O réu está preso, não só por esse processo, o que não caracteriza nenhuma irregularidade na manutenção da detenção.

Relembre o caso

A atual deputada estadual Solange Freitas sofreu um atentado na manhã do dia 11 de novembro de 2020 enquanto fazia campanha como candidata a prefeita em São Vicente. Apesar do susto, ninguém ficou ferido na ação, que aconteceu na Avenida Prefeito José Monteiro, em frente ao novo Pronto Socorro.

De acordo com informações obtidas pelo Santa Portal, um homem em uma Biz branca atuou no ataque. Dos quatro disparos ao carro da candidata, um deles foi na direção da cabeça. Balas chegaram a ficar alojadas no vidro do veículo.

Antes do atentado, Solange Freitas já havia comentado em suas lives problemas para promover a sua campanha em comunidades da cidade. Em outubro do mesmo ano, seu comitê na área continental de São Vicente foi invadido por criminosos, que levaram a fiação elétrica e colocaram fogo em parte do imóvel.

Confira o momento do crime:

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.