Jovem talento do surfe de PG, Vini Palma é apontado como 'fenômeno' das ondas

Por Santa Portal em 20/09/2023 às 06:00

Jairo Marques/Divulgação Prefeitura de Praia Grande
Jairo Marques/Divulgação Prefeitura de Praia Grande

Talentoso, criativo, ágil, veloz, qualidades que sobram em Vinicius Garcia Palma, mais conhecido como Vini Palma. A revelação do Time Praia Grande de surfe é apontada por surfistas e especialistas como um fenômeno das ondas e coleciona títulos de importantes competições, até no cenário internacional. Fazer parte da Brazilian Storm (Tempestade Brasileira, expressão conhecida no mundo do surfe para destacar a vitoriosa e atual geração de surfistas do País que brilha no cenário mundial) daqui a alguns anos é o sonho do jovem, que tem tudo para se tornar realidade.

Um dos principais títulos alcançados por Vini Palma foi conquistado no primeiro semestre deste ano de 2023 em águas internacionais. Com um desempenho que arrancou aplausos até dos rivais, o surfista praia-grandense foi campeão das categorias sub-12 e 14 do Circuito Semillero Pro Tour, disputado no Peru.

“Estou muito feliz com tudo que tenho alcançado. Sigo sempre treinando e me dedico bastante. O surfe é o que eu mais gosto de fazer”, declarou o jovem durante uma visita à escolinha de surfe ‘Alex Ribeiro’, no Bairro Canto do Forte, em Praia Grande.

Este é um local especial para o pequeno fenômeno do esporte praia-grandense. Um espaço que sintetiza toda a trajetória que Vini busca. Isso porque a unidade homenageia Alex Ribeiro, surfista revelado em Praia Grande que conquistou importantes campeonatos e chegou até a World Surf League (Liga Mundial de Surfe), topo da modalidade. “Quero trilhar esse caminho”, disse o jovem.

Aos 12 anos, pode-se dizer que Vini Palma segue com a moral elevada em Praia Grande. Apenas alguns minutos depois de sua chegada na Escola de Surfe do Canto do Forte, alguns garotos perceberam a sua presença e se aproximaram. Todos conheciam as façanhas do jovem nas ondas e aproveitaram para conversar um pouco com ele. Apesar da timidez, Vini se divertiu com os ‘novos amigos’.

Momentos assim, de descontração, são importantes para deixar um pouco de lado a pressão das competições. E Vini terá um desafio grande a partir de 2024. O surfista subirá de categoria e disputará a sub-14. “É algo que estou me preparando. Em algumas competições já disputei com atletas mais velhos. Inclusive, já venci alguns campeonatos nesta situação. Vou me esforçar cada vez mais para representar bem Praia Grande”, contou, com um largo sorriso.

Estudo

A família é o principal pilar para o sucesso de Vini no seu início de carreira. Os pais estão sempre presentes e apoiando o surfista. Mas existe uma coisa que não tem negociação: estudar. Ir bem na escola significa estar liberado para treinar, competir e se divertir nas ondas. Jogar futebol com os amigos também está entre as liberações obtidas quando as notas são boas.

“Em casa é estudo em primeiro lugar. Não tem conversa. Ele é um bom menino que se esforça bastante na escola e no esporte. Minha esposa é pedagoga, então consegue ajudar nessa parte também. Quando ele viaja para campeonatos, as lições vão junto. É um lado que não podemos descuidar”, contou o pai de Vini, Joni Palma.

A paixão pelo surfe surgiu exatamente vendo o pai nas ondas. Joni chegou a disputar campeonatos oficiais. O pai não esconde o orgulho de ver o filho brilhar na modalidade. Ajudar Vini a transformar em realidade seus sonhos é o combustível que traz motivação para superar os desafios do dia a dia.

“Morávamos em São Paulo e o Vini começou a se apaixonar pelo surfe quando vínhamos para Praia Grande nos finais de semana, feriados e férias. Chegou uma hora que foi necessário fazer a escolha de mudar de cidade por ele. Decisão acertada. Praia Grande nos acolheu da melhor forma possível. Aqui ele tem total estrutura para crescer no surfe e nós somos felizes por isso”, disse o pai, abraçando o filho.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.