Jovem imobilizado é chutado por GCM durante abordagem em praia de Guarujá
Por Santa Portal em 06/02/2022 às 12:00
Banhistas flagraram um guarda municipal de Guarujá chutando um jovem, de 20 anos, que havia sido imobilizado pela GCM e policiais militares durante uma abordagem na Praia da Enseada, neste sábado (5). De acordo com a prefeitura, ele seria suspeito de um roubo. As imagens serão analisadas pelo setor de Justiça e Disciplina e Corregedoria da GCM.
Segundo apurado pelo Santa Portal, o rapaz é suspeito de roubo nos arredores da Rua Sílvio Daige, próximo à praia, e foi abordado após moradores acionarem as autoridades. Com o apoio da Polícia Militar, os guardas localizaram o jovem, que resistiu a abordagem e a prisão, xingando os agentes, conforme afirmou a administração municipal.
Nesse momento, foi dada voz de prisão também por desacato. Ainda de acordo com a prefeitura, em seguida, foi necessário o uso de “força moderada” para imobilizar o suspeito. A reportagem teve acesso as imagens que mostram a agressão. No vídeo, é possível ver o jovem se debatendo, até que um dos agentes chuta uma de suas pernas.
Em seguida, ele foi encaminhado à UPA Rodoviária, onde passou por exames para atestar a ausência de hematomas ou escoriações no corpo. A ocorrência foi encaminhada para o plantão da Delegacia Sede de Guarujá, onde ele foi preso.
Em nota, a Prefeitura de Guarujá informou que o agente tomou a atitude isolada “no calor dos acontecimentos’, e que não condiz com o treinamento oferecido pela Secretaria de Defesa e Convivência Social de Guarujá (Sedecon). Ainda segundo a administração municipal, as imagens serão analisadas pelo setor de Justiça e Disciplina, bem como pela Corregedoria da GCM, e o agente em questão será preventivamente afastado das funções operacionais até que haja uma rigorosa apuração dos fatos.