Jennyfer Parinos brilha no Para Pan-Americano e leva o nome de Santos ao pódio
Por Beatriz Pires em 15/10/2025 às 06:00
A paratleta santista Jennyfer Parinos conquistou medalha de prata na nova edição do Campeonato Para Pan-Americano, na modalidade Tênis de Mesa. A competição foi realizada no CT Paralímpico, em São Paulo, e chegou ao fim no último domingo (12), quando Jennyfer encerrou sua participação com três medalhas: prata na dupla feminina, prata na dupla mista e bronze no individual.
O torneio ocorre logo após os Jogos Pan-Americanos e é organizado pelo Comitê Paralímpico das Américas, reunindo atletas de todo o continente com diferentes tipos de deficiência. Ao todo, o Brasil conquistou 20 medalhas — oito de ouro, cinco de prata e sete de bronze.
Jennyfer vive com uma condição chamada raquitismo hipofosfatêmico, diagnosticada quando ela tinha um ano de idade. O contato com o esporte começou aos 12 anos, por influência de uma vizinha que era mesatenista profissional, mas apenas aos 16 passou a integrar a Seleção Brasileira Adulta.
“É uma honra levar o nome da cidade de Santos, do Time São Paulo e do meu país ao pódio. Sou imensamente grata a essa vida dedicada ao esporte. Tenho o sonho de construir um legado para os próximos atletas da modalidade”, declarou Jennyfer.
Esta foi a sexta participação da atleta no Campeonato Para Pan-Americano, representando o Time São Paulo — equipe patrocinada pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD). Ela conheceu o grupo em 2015, através de outros atletas, e fez da integração ao time uma meta profissional, conquistada entre 2016 e 2017.
A trajetória de Jennyfer é marcada por disciplina e superação. Recentemente, ela deixou o Centro Paralímpico Brasileiro, em São Paulo, onde treinava desde 2017, e retornou a Santos, passando a treinar no Clube Saldanha da Gama. O próximo objetivo é conquistar a classificação para o Campeonato Mundial, que será realizado no próximo ano, na Tailândia.
Outros representantes da região
Além de Jennyfer Parinos, outros paratletas da Baixada Santista participaram do Campeonato Para Pan-Americano.Nathan Sodário, de Praia Grande, representou o Time São Paulo no taekwondo. Já Elizabeth Gomes, também de Santos, competiu no atletismo.
Israel Stroh, morador de Santos, disputou o torneio de Tênis de Mesa e terminou em 4º e 5º lugar. Ele tem paralisia cerebral causada por falta de oxigênio no parto, o que compromete os movimentos dos braços e das pernas. Stroh participou da maioria das edições do Campeonato Para Pan-Americano desde 2013 e conquistou, inclusive, uma medalha de prata nos Jogos Paralímpicos de 2016, quando passou a integrar o Time São Paulo.
“O tênis de mesa é historicamente muito tradicional em Santos. Sem dúvida, nós carregamos essa bandeira agora nas competições paralímpicas. Cada um de nós tem uma motivação pessoal, mas o que nos move é a esperança de alcançar as primeiras posições do mundo e fazer história. Esse sentimento vem muito da tradição que Santos tem no esporte”, afirmou Israel.