01/03/2015

Itanhaense de 10 anos vence Pan-Americano de Wakeboard

Por #Santaportal em 01/03/2015 às 14:00

ITANHAÉM – Gabriel Benetton, de 10 anos, é o campeão Pan-Americano de Wakeboard. O itanhaense é a grande promessa nacional nos esportes radicais, e o atleta mais jovem a conquistar o 3º lugar no Campeonato Mundial de Wakeboard (2013). O título mais recente foi conquistado em competição realizada em Buenos Aires, na Argentina, pela categoria Júnior, em fevereiro deste ano.

Em 2012, foi vencedor das três etapas do Campeonato Paulista, na categoria Dente de Leite. No Brasil, ficou em 4º lugar no Campeonato Brasileiro e venceu o Masterboat Cup, ambos disputados pela categoria OPEN Adulto. Ele também venceu o Vídeo Contest, competição promovida pela revista Wake Brasil. O menino quebrou três novos recordes em sua carreira com manobras da classe mais complexa do esporte, classificadas como MOB, uma composição de pirueta com um giro de 360 graus.

Em 2014, foi eleito atleta do ano pela Associação Brasileira de Wakeboard (ABW). No mesmo ano foi campeão do Red Bull Wake Premiere, do Gravel Tour (Campeonato Regional da Flórida, nos EUA) e do Wake Games (competição mundial realizada em Orlando).

História
Após ver um amigo da família praticando o esporte radical, Gabriel logo se interessou e resolveu brincar com a prancha. Na primeira tentativa, o garoto ficou em pé. No natal de 2011, Gabriel ganhou o seu primeiro equipamento de wakeboard, porém usado. Os pais do menino, Patrícia Benetton e Alexandre Benetton, achavam que seria só uma brincadeira de criança, entretanto, o garoto mostrou habilidade no esporte e surpreendeu a todos.

Gabriel tem um treinador mais que especial, Marcelo Giardi, o Marreco. O técnico é campeão brasileiro de wakeboard e treina com o garoto uma vez por mês, em Bragança Paulista. Além disso, o menino passa uma vez por ano por treinamento intensivo na Flórida com Mike Ferraro, um dos maiores campeões mundiais. O garoto conta com o acompanhamento especial de nutricionista, preparador físico, fisioterapeuta e psicólogo esportivo.

O atleta treina aos finais de semana no Rio Itanhaém. “Deixamos ele livre, não ficamos cobrando nada. Até porque sabemos que é uma responsabilidade grande participar de competições com adultos. Eu e o pai dele tomamos muito cuidado com a saúde física e psicológica de Gabriel. Às vezes ele não quer ir treinar, e ele não vai. Respeitamos o ritmo dele”, ressalta a mãe.

Novos desafios
As próximas competições estão previstas para o mês de abril (uma das etapas do Campeonato Paulista) e maio (competição de Cable Park). Engana-se quem pensa que a coleção de troféus de Gabriel para por aí: são vários campeonatos em que ele foi campeão com títulos nacionais e internacionais. “Hoje, no Brasil, nenhuma criança está no nível dele. Gabriel compete com adultos”, conta Patrícia.

Gabriel participa de competições desde os 7 anos, e logo em sua primeira competição ele conquistou a vitória, na primeira etapa do Circuito Paulista, na categoria Dente de Leite. O atleta venceu todas as competições seguintes naquele ano, foi então que em 2013 passou a competir somente com adultos.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.