Imunossuprimidos de 12 a 17 anos podem tomar 3ª dose em Praia Grande e São Vicente

Por Santa Portal em 16/02/2022 às 21:01

Divulgação/Prefeitura de Praia Grande
Divulgação/Prefeitura de Praia Grande

Os moradores de Praia Grande e de São Vicente de 12 a 17 anos que são imunossuprimidos poderão tomar a terceira dose contra a covid-19. As informações foram divulgadas pelas duas prefeituras nesta quarta-feira (16).

São Vicente aplica a terceira e quarta doses para imunossuprimidos de 12 a 17 anos. As gestantes e puérperas, com as mesmas idades e condição, também devem receber a vacina, segundo a Secretaria da Saúde de São Vicente (Sesau). A prefeitura segue a orientação da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo.

O intervalo mínimo para a primeira dose adicional é de oito semanas (56 dias) e o imunizante utilizado dever ser Pfizer. Já para a segunda dose adicional, o intervalo deverá ser de quatro meses (122 dias) após a primeira dose adicional. 

São consideradas imunossuprimidas pessoas com lúpus, Doença de Crohn, artrite reumatoide, síndrome de Sjögren, esclerose sistêmica, entre outras.

Em Praia Grande, para que o público desta faixa etária possa receber a 3ª dose contra a covid-19, é necessário ter tomado a 2ª dose há, pelo menos, dois meses. Também é necessário apresentar o laudo ou receitas que comprovem a condição de saúde. É preciso levar também o comprovante de vacinação com as doses anteriores, documento pessoal e comprovante de residência.

Os adolescentes que já atingiram o intervalo mínimo podem se dirigir a uma das 30 Unidades de Saúde da Família (Usafas) de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. Finais de semana e feriados, o Ginásio Rodrigão (Avenida Presidente Kennedy, 5563, Tupi) vacina das 9h às 

15h. Será aplicado especificamente para esse público o imunizante da Pfizer.

Os pacientes imunossuprimidos habilitados a tomar a terceira dose são:

1. Imunodeficiência primária grave.

2. Quimioterapia para câncer.

3. Transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) uso de drogas imunossupressoras.

4. Pessoas vivendo com HIV/AIDS.

5. Uso de corticoides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥14 dias.

6. Uso de drogas modificadoras da resposta imune (Metotrexato Leflunomida, Micofenolato de mofetila, Azatiprina, Ciclofosfamida, Ciclosporina, Tacrolimus, mercaptopurina, Biológicos em geral (infliximabe, etanercept, humira, adalimumabe, tocilizumabe, Canakinumabe, golimumabe, certolizumabe, abatacepte, Secukinumabe, ustekinumabe), Inibidores da JAK (Tofacitinibe, baracitinibe e Upadacitinibe)).

7. Auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias.

8. Pacientes em hemodiálise.

9. Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.