21/02/2014

?IML voltará a funcionar em Praia Grande após o carnaval

Por #Santaportal em 21/02/2014 às 08:29

O Instituto Médico Legal (IML) de Praia Grande voltará a funcionar no Município depois do carnaval. O local foi fechado em novembro do ano passado, devido a uma ação do Ministério Público (MP), que apontou problemas na estrutura do prédio. O espaço está passando por obras de readequação e, em cerca de 20 dias, irá retomar o atendimento para o Município e outras seis cidades do Litoral Sul e Vale do Ribeira. O local pode ainda abrigar um Instituto de Criminalística.

A informação foi divulgada pelo vereador Paulo Emílio de Oliveira (PRB), na noite desta quarta-feira (19), durante a 3ª Sessão Ordinária. O parlamentar preside uma Comissão Especial de Vereadores (CEV), que acompanha os trabalhos e busca a reabertura do local. Além dele, fazem parte da CEV os vereadores Roberto Andrade e Silva, o Betinho (PMDB) e Marco Antonio de Sousa, o Marquinho (PMN). A iniciativa tem ainda respaldo dos demais parlamentares, inclusive do presidente da Casa, vereador Sergio Luiz Schiano de Souza, o Serginho Sim (PSB).

“A vitória foi grande. A princípio estávamos pleiteando, pelo menos, a reabertura para a realização de exames de corpo de delito no Município, mas, agora temos confirmada também a prática de necropsias no local, assim que o funcionamento for retomado”, disse Paulo Emílio, que esteve presente na vistoria realizada no IML, na manhã desta quarta-feira (19). Na ocasião, estiveram presentes representantes da Polícia Técnica Científica do Estado de São Paulo e da Prefeitura de Praia Grande, bem como os membros da CEV.

Segundo o parlamentar, durante a vistoria ainda ficou decidido que a Administração não doará outro terreno para a construção de um novo espaço, como era exigido anteriormente pelo MP. “O IML continuará no mesmo local, no Bairro Antártica. Porém, o mesmo terreno será doado para o Governo do Estado, que poderá ampliar as instalações, assim que o prédio for desocupado pela funerária Osan. Há inclusive a possibilidade de o espaço abrigar também um Instituto de Criminalística”, ressaltou Paulo Emílio.

Desde que o IML foi fechado, CEV e Administração Municipal atuaram para promover a reabertura do espaço. Foram realizadas reuniões com representantes da Polícia Cientifica e do MP para conhecer a fundo as exigências estabelecidas.

Ao longo das últimas semanas, a Prefeitura se responsabilizou pelas obras emergenciais no prédio, como pintura das paredes, colocação de exaustores e reparos no piso. Outras intervenções, como reparos na rede de esgoto, câmara frigorífica e mesa de necropsia, estão previstas no local para adequá-lo às exigências sanitárias. As obras devem ser concluídas em 20 dias.

IML – O IML de Praia Grande funciona em um prédio no Bairro Antártica, desde 1985 e atende sete cidades, desde a região da Área Continental de São Vicente até a cidade de Pedro de Toledo, no Vale do Ribeira. No local eram feitos cerca de 70 necropsias e 500 exames de corpo de delito por mês. Desde que teve seu funcionamento interrompido, os trabalhos foram direcionados para Santos, o que dificultou o acesso aos serviços, principalmente o atendimento às cidades do Litoral Sul.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.