Idosos que praticam exercícios físicos têm benefícios na saúde cognitiva, mostra estudo
Por Santa Portal em 09/02/2025 às 07:00
![Freepik](https://santaportal.com.br/wp/wp-content/uploads/2025/02/IDOSOS.jpg)
O Brasil está com cada vez mais idosos. Segundo o IBGE, 15,6% da população está acima dos 60 anos. Em Santos, eleita uma das melhores cidades para envelhecer no Brasil, este número chega a um quarto da população. Mas não basta envelhecer: é preciso pensar em um envelhecimento saudável e com qualidade de vida.
A prática de exercícios físicos traz benefícios durante toda a vida, mas seus efeitos são especialmente perceptíveis após os 60. Uma pesquisa da USP, que reuniu 45 pessoas entre 60 e 65 anos, comprovou que fazer atividade física preserva a cognição mental durante o envelhecimento. No decorrer do estudo, os idosos mais ativos apresentaram maior volume cerebral em comparação aos sedentários. O maior volume cerebral, explica a pesquisa, está associado a um melhor desempenho cognitivo, o que significa um bom processamento de informações, raciocínio, atenção e memória. A partir dos 60 anos, o cérebro tem uma redução de cerca de 5% do volume cerebral a cada década.
O professor de Educação Física Thiago Costa Florentino, que é especialista em Atividade Física e Saúde e formado em Gerontologia pela Universidade de São Paulo (USP), reforça alguns benefícios da atividade física para a saúde cognitiva, mental e o bem-estar dos idosos:
“Fazer exercícios ajuda a melhorar a memória e atenção devido à neuroplasticidade, ou seja, a capacidade do cérebro de se adaptar e criar novas conexões; reduz o declínio cognitivo, diminuindo o risco de demência e Alzheimer e melhora da oxigenação cerebral, o que favorece o aprendizado e traz benefícios para a saúde mental, como maior autonomia, maior interação social e bem-estar emocional. Não é necessário muito: 30 minutos de atividade física, cinco vezes por semana, já são suficientes para obter ótimos resultados”.
Além da questão cognitiva, o corpo também passa por mudanças com o envelhecimento. Um estilo de vida sedentário pode levar à perda da massa muscular, a sarcopenia, o que resulta em menor força, enrijecimento muscular e, como consequência, aumenta a probabilidade de quedas. Pode gerar, ainda, doenças cardiometabólicas, ou seja, maior risco de hipertensão, ganho de peso e diabetes tipo 2.
“Por outro lado, pessoas idosas fisicamente ativas são menos suscetíveis a desenvolver doenças crônicas, têm menor risco de quedas e maior autonomia e independência. Isso resulta em um envelhecimento mais saudável e com qualidade de vida. O ideal é começar a se cuidar já cedo, pois ajuda a prevenir o desenvolvimento de doenças crônicas no futuro”, explica Florentino.
Por onde começar?
O especialista afirma que, ao envelhecer, o indivíduo deve sempre priorizar as atividades físicas que gosta de praticar, e não apenas o que é recomendado.
“Por exemplo, é muito comum médicos, principalmente geriatras, indicarem a hidroginástica como o ‘melhor exercício’. No entanto, eu perguntaria: qual é a finalidade? Se o objetivo for melhorar o aspecto social, é um excelente exercício. Mas, para o ganho de massa muscular, eu não recomendaria”, diz.
Florentino pondera, ainda, que existem algumas limitações e cuidados específicos para pessoas idosas, que podem variar de acordo com o estado de saúde individual, presença de doenças crônicas, o nível de condicionamento físico e o histórico de lesões.
“Eu, particularmente, não recomendaria atividades muito intensas que causassem sobrecarga articular ou que aumentassem excessivamente a pressão arterial, para evitar sobrecarga no coração”, alerta.
A seguir, ele pontua o passo a passo para quem está acima dos 60 e quer mudar de vida:
- 1. Consulte um médico: Verifique se está apto para a prática de atividades físicas e avalie os parâmetros de saúde;
- 2. Defina seus objetivos: Se quer ganhar massa muscular, procure uma academia; para melhorar o equilíbrio, experimente pilates, yoga ou tai chi; quer socializar? Hidroginástica, caminhadas em grupo ou até mesmo esportes leves podem ser boas opções;
- 3. Comece devagar: Com orientação de um profissional especializado, que poderá indicar o tipo de calçado, ambiente e intensidade mais adequados;
- 4. Escute seu corpo: Caso sinta desconforto, como tontura, dor ou mal-estar, reduza a intensidade;
- 5. Crie um hábito: Mantenha-se ativo, motivado e disposto a essa mudança de vida.
Evento para público 60+ e profissionais
Mudar hábitos sedentários para garantir a qualidade de vida após os 60 será um dos temas abordados no seminário do evento Pró 60+ Santos e Região, que acontecerá nos dias 24, 25 e 26 de abril no Santos Convention Center, em Santos.
A palestra ministrada por Thiago Florentino acontece no dia 25 de abril, às 16 horas, e trata como pessoas idosas podem mudar atitudes sedentárias e começar a praticar exercícios para ter um envelhecimento mais saudável.
O evento Pró 60+ tem como objetivo principal abordar o mercado de trabalho e outras temáticas relevantes para o segmento 60+. Trata-se de uma feira voltada exclusivamente para a população acima de 60 anos, oferecendo estandes de serviços, soluções e atendimentos especializados para idosos. Além disso, o evento contará com palestras ministradas por especialistas renomados em diversas áreas, como saúde, direito, empreendedorismo, tecnologia, turismo, gastronomia e educação.
As palestras serão direcionadas a Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs), profissionais, empresas e estabelecimentos especializados no atendimento ao público idoso, visando aprimorar o suporte oferecido a essa parcela da população.
Serviço
Pró 60+ Santos e Região
Data: 24, 25 e 26 de abril
Horário: das 10 às 19 horas
Mais informações: link.
Endereço: Santos Convention Center – Praça Almirante Gago Coutinho, 29, na Ponta da Praia, em Santos