Gustavo Tsuboi vence nigeriano no tênis de mesa em Tóquio-2020

Por Santa Portal em 27/07/2021 às 00:42

O mesa-tenista Gustavo Tsuboi conquistou um resultado histórico no início da madrugada desta terça-feira (27). Ele venceu o nigeriano Quadri Aruna, por 4 a 2 (13/15, 11/9, 11/6, 7/11, 11/7 e 11/6), no Ginásio Metropolitano de Tóquio, garantindo a classificação para as oitavas de final da competição. Este é o melhor resultado de um mesa-tenista brasileiro em Jogos Olímpicos, igualando Hugo Calderano em 2016 e Hugo Hoyama em 1996.

Tsuboi foi absoluto nos 59 minutos de partida. Mostrando muita eficiência e uma garra perceptível no olhar, contra-atacava bem, além dos ótimos serviços de sempre. Mesma assim, tinha um adversário qualificado do outro lado, número 21 do mundo, que equilibrou o primeiro set e venceu por 15 a 13.

Gustavo dificultou demais as ações do nigeriano a partir do segundo set, vencido por Tsuboi num erro de saque de Aruna. O panorama não se modificou na parcial seguinte, com nova vitória, desta vez por 11 a 6.

No quarto set, o nigeriano voltou a dar trabalho, tirando Tsuboi da zona de conforto, com o brasileiro apresentando maior dificuldade na recepção. Aruna conseguiu vencer e empatou a partida em sets. Mas, a partir da parcial seguinte, ele dominou a mesa, abrindo 4 a 0. Aruna ainda encostou, chegou a estar apenas um ponto atrás, quando o técnico Francisco Arado, o Paco, pediu tempo.

Tsuboi voltou como dono do jogo. Fechou em 11 a 7 e continuou em ritmo intenso no sexto set, quando fechou a partida, contra um adversário praticamente sem reação.

“Não caiu a ficha ainda. A pressão era muito grande de ter um bom desempenho aqui. Foi um jogo muito de estratégia, o ponto principal foi manter a concentração, para me adaptar. Tive dificuldades no início e depois o jogo foi fluindo, consegui antecipar melhor o que ele ia fazer”, disse Tsuboi, após a vitória.

Ele volta a jogar em algumas horas, às 4h30 (de Brasília), contra o taiwanês Lin Yun Ju, número 6 do ranking mundial.

Tal como Gustavo, Hugo Calderano também vence

O brasileiro Hugo Calderano vai disputar as oitavas de final no tênis de mesa nas Olimpíadas de Tóquio-2020. Ele venceu o esloveno Bojan Tokic por 4 a 1, com parciais de 13/11, 11/7, 7/11, 11/9 e 12/10, nesta terça-feira (29).

As oitavas de final são o ponto máximo em que brasileiros chegaram em Olimpíadas. Em Tóquio, Gustavo Tsuboi também estará disputando essa fase.

Nas Olímpiadas do Rio, há cinco anos, o mesatenista caiu nas oitavas. Nesse último ciclo, experimentou grande evolução ao completar nove temporadas por seu clube, o Ochsenhausen, da Alemanha.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.