Guarujá publica edital de obras do Aeroporto Metropolitano
Por Santa Portal em 04/07/2023 às 06:00
A prefeitura de Guarujá publicou, nesta terça-feira (4), no Diário Oficial do município, o edital das obras de infraestrutura da primeira fase do Aeroporto Metropolitano. Na última sexta-feira (30), o prefeito Válter Suman já havia assinado o documento na Base Aérea, em cerimônia para comemorar o aniversário de 89 anos de emancipação político-administrativa de Guarujá. O edital compreende pista e cercamento do Aeródromo.
O equipamento vai funcionar na Base Aérea, no Jardim Cunhambebe, em Vicente de Carvalho, e representa a mola propulsora de todo o desenvolvimento regional.
“Trabalhamos incansavelmente para celebrarmos, hoje, essa conquista, para que o Aeroporto possa de fato decolar. Além da geração de empregos, o equipamento representa um importante avanço para Cidade e Região”, destacou o prefeito Válter Suman.
Obras de infraestrutura no Aeroporto de Guarujá
Trata-se de reforço estrutural dos pavimentos da pista de pouso e decolagem e pista de taxiamento, além de regularização das faixas de pista e áreas de segurança, drenagem, cerca operacional, barreiras de proteção de fauna, via de serviço e sinalização horizontal, entre outras.
Avaliadas em R$ 21.331.986,82, as obras são custeadas com verbas federais. Parte deste montante, R$ 8.140.004,09, depende de um termo de aditamento a ser providenciado pelo Ministério de Portos e Aeroportos.
Posteriormente, a Prefeitura lançará um edital separado para as obras do terminal de passageiros. Após isso, será submetido à análise da Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC). Com as obras de infraestrutura e do terminal, conclui-se a implantação da primeira fase do Aeroporto Civil Metropolitano de Guarujá, a qual permitirá pousos e decolagens de aeronaves para até 72 passageiros (jatinhos e turboélices).