Governo Federal abre consulta pública sobre projeto do túnel Santos-Guarujá até dia 3 de maio
Por Rodrigo Martins em 13/03/2024 às 18:47
Um sonho de quase 100 anos está prestes a sair do papel: a obra do túnel Santos-Guarujá. A consulta pública para receber contribuições da sociedade sobre a construção da ligação seca foi oficialmente aberta durante evento realizado na tarde desta quarta-feira (13), no auditório do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), em Brasília.
Estiveram presentes na solenidade o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, da Casa Civil, Rui Costa, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, os prefeitos de Santos, Rogério Santos, e do Guarujá, Valter Suman, os deputados federais Paulo Alexandre Barbosa e Rosana Valle, além do presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini, do presidente da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Eduardo Nery e do senador Alexandre Luiz Giordano, entre tantas autoridades que prestigiaram a data histórica.
“Sob orientação do presidente Lula e do ministro Rui Costa buscamos o diálogo para a construção coletiva. Precisamos pensar muito mais nas próximas gerações do que nas próximas eleições, pensando no futuro do Estado de São Paulo e do País. Quando São Paulo vai bem, o Brasil vai bem. É fundamental construir parcerias, atrair projetos e investimentos internacionais para o País. O túnel de Santos faz parte do planejamento estratégico apresentado na última segunda-feira”, comenta Costa Filho.
De acordo com o ministro de Portos e Aeroportos, todos esses investimentos serão fundamentais para melhorar a competitividade do Porto de Santos, que representa mais de 30% da corrente de importação e exportação do Brasil.
“Essa obra vai atender mais de 200 mil pessoas diretamente. Tudo isso vai fazer o Porto de Santos, cada vez mais, ser um ativo do Brasil”, disse Costa Filho.
O entusiasmo pela realização da obra foi compartilhado também pelo ministro da Casa Civil.
“Temos colocado na agenda nacional um pensamento de Estado, da nação, aqui a gente não parte da visão totalitária que políticos de Brasília sabem e conhecem tudo. Queremos ouvir do ente estadual e municipal quais são as demandas. O mercado está ansioso para ver (a construção do túnel Santos-Guarujá)”, afirmou Rui Costa.
Sonho antigo
O governador Tarcísio de Freitas lembrou que a construção de uma ligação seca entre Santos e Guarujá é um pleito antigo da população da Baixada Santista.
“Essa reunião é importante, fundamental, pois marca o início da consulta pública. Essa ligação seca é pensada há muitos anos. O primeiro registro de discussão sobre esse assunto é da década de 20 do século passado. Esse sonho tem 100 anos e o momento chegou. O alinhamento dos astros está acontecendo agora. Muita gente deveria se perguntar, depois de tantas frustrações, será que vai sair? Será que agora vai? Depois houve discussão entre ponte e túnel, mas se provou que túnel é possível. Está aí o túnel do canal da Mancha, da Baía de Sidney e da Dinamarca. Não há obstáculo intransponível do lado da engenharia. Vencemos o desafio técnico e financeiro, transpusemos também o desafio político. Temos que falar de história porque estamos fazendo história”.
Para o governador de São Paulo, governos sem o mesmo alinhamento ideológico estão dando as mãos para tirar esse projeto do papel.
“Estamos atuando naquilo que as pessoas tanto queriam, que é a mobilidade. Não é só transporte das pessoas, das cargas para o Porto, é a transposição do VLT que vai chegar na Área Continental de São Vicente e vai transpor para Guarujá. Obra de grande porte, com mais de R$ 6 bilhões de investimento. Teremos mais de 45 dias de consulta pública, que é uma fase extremamente importante para analisar e estruturar. Nesse leilão vamos ter players, competição, vai ser um sucesso. Um leilão bem-sucedido é um prenúncio de um empreendimento bem-sucedido”.
Espírito público
O deputado Paulo Alexandre Barbosa lembrou que a obra é de grande importância para os trabalhadores da Baixada Santista, que cruzam o canal do Porto diariamente. Além disso, o parlamentar da região enalteceu o espírito público que levou a obra a finalmente começar a ser tirada do papel.
“Satisfação e alegria de vivenciar esse momento histórico. Diariamente 14 mil veículos transitam entre as duas cidades, além de 8 mil ciclistas. Ao contrário do que muitos pensam, 95% das pessoas que utilizam esse sistema é para trabalhar. Essa ligação seca vai melhorar a vida das pessoas, dos seres humanos. Famílias que vão poder conviver melhor. É algo desejado há quase um século”.
Barbosa destacou a união dos governos para tirar o túnel do papel. “Antes de fazer essa obra, o principal ganho, a principal vitória, foi conectar os governos que estão trabalhando em conjunto. Obras dessa complexidade só acontecem se todos estiverem na mesma mesa. É preciso reconhecer e destacar a maturidade política de todas as partes. Mais do que ideias é preciso transformar promessas em realizações. Em nome das pessoas que trabalham, vamos avançar para esse que é o maior projeto de revitalização portuária do mundo. Com esse conjunto de obras quem ganha é a Baixada Santista, o Estado de São Paulo e o País”, destacou.
Impactos na região
Já o presidente da APS, Anderson Pomini, falou sobre a viabilidade do túnel e o impacto que essa obra terá na rotina de quem irá utilizar a ligação seca.
“Vamos tirar do papel uma obra que vai impactar diretamente 80 mil pessoas. Toda a comunidade da Baixada Santista está engajada pela construção dessa importante obra. Os cidadãos vão poder contribuir com diversas sugestões. É uma obra de natureza mista, infra rodoviária, que vai impactar diretamente na movimentação de cargas do Porto de Santos. São diversos impactos positivos e sociais. Além de ajudar a trazer muitas riquezas produzidas pelo Brasil passando pelo Porto de Santos é preciso que o Porto exerça a sua função social. Essa obra vai impactar a vida de mil pessoas que moram em palafitas. Temos um cronograma avançado para acomodação humana dessas famílias”, concluiu Pomini.
A consulta pública está aberta para colher sugestões e podem ser feitas através do site do MPor. Todas as informações sobre o projeto e a forma de participação estão disponíveis no site. As contribuições devem ser encaminhadas até o dia 3 de maio.
Cronograma das obras do túnel Santos-Guarujá
A ligação seca entre Santos e Guarujá terá uma extensão total de 1,5 km, por meio de um túnel imerso de 870 metros, por baixo do canal portuário. O trecho vai ligar as regiões de Outeirinhos e Macuco, em Santos, até Vicente de Carvalho, em Guarujá.
O empreendimento prevê uma ciclovia, passagem para pedestres e três faixas de rolamento por sentido, sendo uma adaptável ao VLT (Veículo Leve sobre Trilhos).
O túnel será composto por seis módulos de concreto pré-modulado. Eles serão construídos em uma doca seca e transportados por flutuação até o local onde o leito do canal será preparado. Assim, os módulos serão imersos, encaixados e fixados para concluir a estrutura.
De acordo com os responsáveis pela obra, o projeto terá grande impacto positivo no sistema viário dos municípios, principalmente na alta temporada. O túnel deverá reduzir o tempo de deslocamento entre as duas cidades em cerca de 50 minutos, desafogar a Rodovia Cônego Domênico Rangoni (SP-055) e liberar o canal do porto para uso prioritário de navios de carga e de passageiros.
A previsão é que o túnel, diariamente, beneficie cerca de 28 mil usuários do sistema de catraias e balsas – a estimativa é de redução de 70% da demanda da balsa da Ponta da Praia. Também vai garantir acesso mais rápido de caminhões aos dois terminais portuários, reduzindo em 53% a emissão veicular de dióxido de carbono.
O projeto está inserido no Programa de Aceleração do Crescimento, com investimento estimado em cerca de R$ 6 bilhões. A obra contará com aportes financeiros do Governo Federal e do Governo de SP – cada parte vai arcar com 50% do valor previsto.