12/05/2023

Google conclui edição de programa que apoiou Santa Portal e outros 99 veículos

Por Santa Portal em 12/05/2023 às 11:00

O Google concluiu a primeira edição do Local Lab, projeto global nascido no Brasil da Google News Initiative, que tem como objetivo desenvolver pequenas e médias organizações jornalísticas no meio digital. O Santa Portal e outros 99 veículos jornalísticos de 19 estados foram contemplados na fase inaugural.

Com treinamentos e assessoria individualizada, os participantes foram levados a pensar de maneira diferente em duas vertentes importantes para a sustentabilidade das organizações de notícias: técnica e negócios.

A frente técnica trabalhou diversos temas para assegurar crescimento sustentável da audiência, melhoria da experiência do usuário e ampliação das receitas por anúncios diretos e mídia programática. Já a frente de negócios teve como foco a evolução estratégica de cada veículo para um melhor posicionamento e diferenciação no mercado, além do desenvolvimento de um mindset mais estratégico para atuar num contexto de mudanças rápidas e contínuas.

“Os estudos e melhorias trabalhados no programa servem de inspiração para a indústria como um todo, na busca de reforçar a sustentabilidade no jornalismo e combater o deserto de notícias tão espalhado por aqui. Trabalhar com organizações de todas as regiões do país nos trouxe uma riqueza em entendimento do ecossistema de notícias locais que com certeza continuará gerando frutos para o mercado de mídia como um todo”, afirma Ricardo Fiorotto, gerente de Parcerias Estratégicas de News do Google.

De acordo com o editor-chefe do Santa Portal, Lucas Krempel, os resultados já são visíveis. “Tivemos um crescimento de 39% na nossa média mensal de visualizações de páginas e número de usuários. Aliado com a aplicação de técnicas de SEO, o nosso portal também viu crescer sua participação em pesquisas orgânicas, que teve um acréscimo de quase 36% nos últimos meses”.

Fases do programa do Google

O programa foi dividido em três fases: estratégica (da qual participaram 100 organizações), tática e operacional (das quais participaram 40 organizações), que ajudaram as organizações a identificar melhorias e aplicar os planos de ação desenvolvidos no Local Lab. Para isso, os veículos foram direcionados para um foco específico de atenção na segunda etapa do projeto (audiência ou monetização), enquanto a frente de negócios permaneceu transversal para todos eles.

Os veículos participantes que concluíram todas as fases receberam o equivalente a pelo menos 40 horas de treinamentos, consultoria técnica e consultoria em negócios exclusivas e totalmente customizadas.

“O Local Lab está permitindo que a gente rediscuta nosso papel no digital, novas possibilidades, desdobramentos etc. Existem diversos cursos, agências especializadas, mas com esse nível de especificidade em relação ao jornalismo seria difícil encontrar”, afirma Fabrícia Peixoto, da Revista Qualé de São Paulo.

Além disso, as interações entre os participantes durante os treinamentos permitiram que veículos diferentes com desafios similares pudessem se apoiar, compartilhar ideias e experiências entre si.

Os legados do GNI Local Lab

Desenvolvimento de competências nas equipes dos veículos para fazer melhorias e implementações técnicas de impacto em termos de conteúdo, discoverability e experiência do usuário (tanto para desktop quanto mobile).

Gestão mais eficaz da monetização com publicidade digital, com atenção a boas práticas e configurações que melhoram a visualização e a rentabilidade dos anúncios.

Melhor negociação e diálogo com fornecedores de serviços especializados em TI.

Definição de um norte estratégico para o curto e médio prazos, com atenção a alavancas importantes para o sucesso do negócio, bem como gargalos e formas criativas de superá-los.

Aceleração da transição para uma cultura digital dentro dos veículos, com maior uso de dados para auxiliar a tomada de decisões na redação, na área comercial e estratégica do negócio.

Desenvolvimento de uma visão mais integrada sobre o negócio, com atenção para as conexões entre estratégia, tecnologia, operações e finanças.

O GNI Local Lab é um programa desenvolvido pelo Google em parceria com as consultorias Hypertext e Media.Monks e conta com o apoio das associações ANJ, ANER e AJOR, visando promover uma rede de ajuda mútua para fortalecer o ecossistema de notícias no Brasil.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.