Golfinho ‘toninha’ é encontrado morto em praia do Canal 1, em Santos

Por Santa Portal em 01/07/2021 às 18:22

@caicarababilonia/Instagram
@caicarababilonia/Instagram

Um golfinho da espécie toninha apareceu na praia do José Menino, no Canal 1, em Santos, na manhã desta quinta-feira (1º). O animal, da espécie Pontoporia blainvillei estava encalhado na faixa de areia. O Instituto Gremar foi acionado pelo Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP/BS) após banhistas encontrarem a toninha.

A equipe do Gremar dirigiu-se imediatamente ao local, mas, ao chegar, encontrou o animal já morto. Ele apresentava lesões no rostro (popularmente chamado de “bico”) e estava envolto em pedaços de uma rede de pesca, o que sugere interação com humanos.

Golfinho ‘toninha’ é encontrado morto em praia de Santos
Toninha foi retirada da praia pelos guarda-vidas e equipe do Instituto Gremar (Foto: Professor Marcelo Alves Vavoliza)

Agora, o Instituto está colhendo amostras para exames laboratoriais, e a carcaça será encaminhada para necrópsia no Centro de Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos, em Guarujá.

Cuidados com a pandemia

Atenta às recomendações das autoridades de saúde devido à pandemia do Covid-19, a equipe do Instituto Gremar em conjunto com a coordenação do PMP-BS área SP e a Petrobras, tem adotado medidas rígidas para prevenir o contágio e dar continuidade ao trabalho de resgate e reabilitação de animais marinhos da melhor forma possível. 

O uso de equipamentos e insumos adequados, o trabalho em home office do setor administrativo e a restrição do número de colaboradores nos recintos dos animais, salas de cirurgia e manejo, além do monitoramento, estão entre eles. A responsabilidade é de todos nós.

Monitoramento de Praias

O PMP-BS é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama. 

O projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, por meio do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos. 

A atividade é realizada desde Laguna/SC até Saquarema/RJ, sendo dividida em 15 trechos. O Gremar monitora o Trecho 9, compreendido entre São Vicente e Bertioga.

Para acionar o serviço de resgate de mamíferos, tartarugas e aves marinhas, vivos debilitados ou mortos, entre em contato pelos telefones 0800 642 3341 ou (13) 99711 4120.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.