Golfinho é encontrado morto e em decomposição na orla de Praia Grande

Por Marcela Ferreira em 19/07/2022 às 20:01

(Foto: Laerte Primo/Arquivo pessoal)
(Foto: Laerte Primo/Arquivo pessoal)

Um golfinho nariz-de-garrafa (Tursiops truncatus) foi encontrado morto na faixa de areia do bairro Guilhermina, em Praia Grande. Um morador encontrou o animal já sem vida e em avançado estado de decomposição, na manhã desta terça-feira (19), e acionou o Instituto Biopesca para remover o animal.

De acordo com o morador, Laerte Primo, o animal foi encontrado por volta das 6h desta manhã, enquanto ele passeava com seu cachorro na praia. “Liguei para o Biopesca, e eles chegaram em torno de 6h30, eles fazem um lindo trabalho. Segundo eles, o golfinho tinha comprimento de três metros e peso acima de 200 quilos”, disse ao Santa Portal.

Golfinho é encontrado morto e em decomposição na orla de Praia Grande
(Foto: Laerte Primo/Arquivo pessoal)

De acordo com o Biopesca, o animal media aproximadamente 2,9 metros e já estava em avançado estado de decomposição. A instituição foi acionada por um morador, que avistou o animal já encalhado na areia. O golfinho foi levado para a sede do Instituto para a realização de necropsia a fim de buscar entender a possível causa da sua morte.

No entanto, em decorrência do grau avançado de decomposição, esse tipo de conclusão fica comprometida. De forma geral, as causas de morte dos animais marinhos estão relacionadas aos impactos das ações humanas, como pesca e poluição marinha, ou mesmo a causas naturais.

Sobre o Biopesca

O Instituto Biopesca é uma das instituições executoras do PMP-BS, uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama.

Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, por meio do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos. O projeto é realizado desde Laguna/SC até Saquarema/RJ, sendo dividido em 15 trechos. O Instituto Biopesca monitora o Trecho 8, compreendido entre Peruíbe e Praia Grande.

Para acionar o serviço de resgate de mamíferos, tartarugas e aves marinhas, vivos, mas debilitados, ou mortos, entre em contato pelos telefones 0800 642 3341 (horário comercial) ou (13) 99601-2570 (WhatsApp e chamada a cobrar).

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.