28/08/2021

Fundo de R$ 260 mi investirá em shows de Alexandre Pires, Seu Jorge, Daniel, entre outros

Por Santa Portal em 28/08/2021 às 12:41

A XP Asset, gestora da XP Inc., e a Opus Entretenimento lançaram um Fundo de Investimento em Direitos Creditórios (FIDC NP) que investe na compra de shows de mais de dez artistas brasileiros em turnês distintas. Com captação inicial de R$ 260 milhões, trata-se da maior operação no setor de entretenimento do país dos últimos dez anos.

A lista de shows, nessa primeira etapa do fundo, inclui Alexandre Pires, Seu Jorge, Daniel, Leonardo, Bruno e Marrone, Raça Negra, KLB, Roupa Nova, Vintage Culture, EME DJ e Maurício Manieri. O intuito foi selecionar artistas consagrados da música brasileira que possuem públicos complementares e fãs com alto engajamento.

“É uma operação inovadora e que acontece em um momento de demanda reprimida do mercado, em que as pessoas anseiam pela normalização de suas atividades, incluindo os shows. Com a retomada da indústria, alguns artistas já estão sinalizando turnês no exterior”, diz Filipe Mattos, head de special situations da XP Asset.

Para a Opus Entretenimento, o fundo de investimento acontece em um momento importante para o segmento que teve eventos presenciais paralisados por longos meses devido a pandemia. Trata-se de um fundo para fortalecer o entretenimento que aposta em artistas, projetos proprietários, festivais e equipamentos culturais.

“Esse momento é histórico para o segmento artístico nacional. Nós paralisamos nossas atividades presenciais durante a pandemia, mas ao mesmo tempo dobramos nossa atuação digital com conteúdos próprios e aproveitamos para construir produtos inéditos para a volta aos palcos. A música tornou-se ainda mais forte no atual período e temos convicção do papel do entretenimento na vida dos brasileiros”, acredita Matheus Possebon, vice-presidente da Opus Entretenimento

Os espetáculos têm um prazo de dois a cinco anos para serem explorados, a depender do contrato com o artista, e podem ser produzidos ou mesmo negociado com contratantes terceiros.

“Buscamos privilegiar atrações que façam parte da cultura dos brasileiros e que evoquem sentimentos de nostalgia, afeto e ressalte e alegria das pessoas de irem aos shows e dos artistas de subirem aos palcos. O momento é estratégico e oportuno para esse lançamento, e novas negociações com artistas já em curso que devem aumentar o tamanho da transação”, destaca Mattos.

Além das receitas tradicionais, os espetáculos deverão gerar receita com assessorias importantes.

“Com a normalização da vida, os shows voltam a ser vitrines para uma diversidade de empresas; o aumento esperado da audiência em shows atrelado à melhora na transmissão dos shows deve gerar uma busca das empresas para patrocinar eventos que terão um alto grau de exposição”, indica Álvaro Garnero, que está capitaneando as discussões de patrocínio do produto.

A produtora destaca a relação positiva que possui com o mercado e o potencial de valorização dos produtos nacionais no segmento.

“A primeira etapa do fundo prestigia artistas que fazem parte do nosso portfólio e também, produtos que já estavam programados para a nossa retomada de shows presenciais. A partir de agora, vamos valorizar ainda mais a cultura e a musicalidade brasileira. Estaremos cada vez mais próximos do nosso mercado e daremos espaço para a diversidade artística”, comemora Carlos Konrath, presidente da Opus.

O momento é de comemoração entre as partes envolvidas nessa movimentação importante no entretenimento, os sócios Álvaro Garnero, Carlos Konrath, Celso Giunti, Jonathas Zaffari, Lucas Giacomolli, Matheus Possebon e Marcelo Duarte garantem uma primeira etapa de muito sucesso aos investidores do fundo gerido pela XP Asset.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.