14/04/2014

Funcionários de empreiteira terceirizada da Petrobras voltam ao trabalho

Por #Santaportal em 14/04/2014 às 13:39

Depois de 11 dias de greve, os 4.800 operários da empreiteira Tomé, que prestam serviços à Refinaria Presidente Bernardes de Cubatão (RPBC Petrobras), voltaram ao trabalho nesta segunda-feira (14). A decisão foi tomada após uma assembleia, sob forte chuva, iniciada às 8h30 de hoje, e que durou cerca de 30 minutos. Os trabalhadores aceitaram a contraproposta da empresa e retomaram o trabalho.

De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil, Montagem e Manutenção Industrial (Sintracomos), garante o pagamento dos dias parados, do adicional de periculosidade de 30% e do vale-alimentação no período.O documento foi elaborado após negociação, das 12h às 16h de sexta-feira (11), na sede do sindicato, e sua concordância pelos trabalhadores evita o julgamento da greve pela Justiça do Trabalho.

O presidente do Sintracomos, Macaé Marcos Braz de Oliveira, considera a paralisação vitoriosa, não só pelo atendimento das reivindicações, mas pela própria greve em si. “O movimento, em uma das refinarias mais importantes da Petrobras, escancarou para o Brasil as péssimas condições de trabalho da categoria. Boa parte da opinião pública não sabia dessa triste realidade em Cubatão”, explica.

Para Macaé Marcos Braz, um dos pontos mais positivos do acordo é a possibilidade inédita do sindicato entrar nas áreas da refinaria para verificar as condições de trabalho. Estabelecida pelo item sétimo do acordo com a Tomé, essa garantia será cobrada pelo presidente do Sintracomos na convenção coletiva de trabalho do parque industrial, com data-base em maio. “O precedente talvez seja o mais importante item dessa grande vitória dos trabalhadores da Tomé. O sindicato não pode mais ficar impedido de entrar nas indústrias da região”, finaliza.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.