28/07/2015

"Foi muita pressão conquistar essa vaga na Olímpiada em casa", diz Poliana

Por Igor Augusto/Santa Cecília TV em 28/07/2015 às 10:49

MUNDIAL DE KAZAN 2015 – A atleta da Natação Unisanta, Poliana Okimoto, conseguiu na manhã de terça-feira (28) uma vaga para os Jogos Olímpicos Rio 2016, no Brasil. Ela fez o 6º melhor tempo nos 10km da maratona aquática do Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos realizado em Kazan, na Rússia. O tempo dela foi de 1h58m28s8. A prova foi vencida pela francesa Aurelie Muller (1h58m04s3), seguida pela holandesa Sharon Van Rouwendaal (1h58m05s7) e pela brasileira Ana Marcela (1h58m06s7).

Confira o vídeo, excluviso, gravado pela nadadora para equipe do Sistema Santa Cecília de Comunicação .

Em entrevista exclusiva ao Sistema Santa Cecília de Comunicação, por telefone direto do local onde foi disputada a prova, Poliana Okimoto explicou que entrou no Rio Kazanka com foco definido para conquistar a vaga. “O mundial é o campeonato mais importante da modalidade. Ele é realizado de dois em dois anos e era uma chance única para conseguir a classificação para as Olimpíadas. A preparação começou há dois anos. No ano passado, tive um problema na coluna, senti muitas dores, mas nesse ano treino bem”, disse a atleta da Natação Unisanta.

A nadadora revelou ainda que brigou pelo terceiro lugar na competição até o fim. A prova foi realizada no Rio Kazanka com largada às 6 horas no horário de. Brasília. Agora, Poliana pretende descansar um pouco antes de iniciar a preparação para próximas competições. “Foi muita pressão conseguir essa vaga para uma Olimpíada em casa. Agora pretendo relaxar um pouco”, falou. No Rio de Janeiro, Okimoto disputará sua terceira Olímpiada, ela que defendeu o Brasil nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008 e Londres 2012.

Já ao site da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), Poliana Okimoto lamentou a falta de uma medalha em Kazan, mas ressaltou a importância da vaga nas Olimpíadas. “Estou super aliviada. Claro que queríamos uma medalha e ficou muito próxima. A briga pelo bronze foi na batida de mão, mas conseguimos colocar as duas nos Jogos Olímpicos (ela e Ana Marcela), nadando bem e brigando por medalha. Foi uma prova boa e acho que a última alimentação pode ter me prejudicado para a última volta. A pressão era muito grande para chegar entre os dez. Esse nervosismo pode ajudar a nos manter concentrada e hoje foi um teste muito bom, ou seja, passar pela pressão de conseguir uma vaga para nadar uma Olimpíada. Passamos com louvor”, comentou a atleta da Natação Unisanta.

A nadadora Poliana Okimoto representa a Universidade Santa Cecília (Unisanta) na seleção brasileira de Maratonas Aquáticas que está no Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos, em Kazan, na Rússia. Ela já possui histórico de boas colocações em Mundiais. Em Roma (2009) foi bronze na prova dos 5 km feminino e, em Barcelona (2013), foi ouro nos 10 km, prata nos 5 km e bronze nos 5 km por equipe. Entre as conquistas de Poliana em outras competições, destacam-se o 1º lugar no Mundial da FINA 2013 (10 km) – Barcelona, 1º lugar do ranking final do Circuito da Copa do Mundo 2009 – (10 km) e 2º lugar – Jogos Pan-Americanos Rio 2007 (10 km) – Rio de Janeiro/RJ.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.