20/03/2015

Fio Dental é obrigatório em uma boa Saúde Bucal

Por Aldo Neto/Especial para o #Santaportal em 20/03/2015 às 16:40

ESPECIAL – Ao contrário do que pensa a maioria das pessoas, usar apenas escovas de dente na higiene bucal não é estar cuidando adequadamente de sua boca. O uso do Fio Dental é obrigatório para a qualidade da Saúde Bucal diária, uma vez que é o único aparelho que consegue limpar no meio dos dentes, onde ficam muitos resíduos de alimentos que propiciam a placa bacteriana e o surgimento de cáries. Em virtude do Dia Mundial da Saúde Bucal (que é comemorado nesta sexta-feira, dia 20 de março), o Santaportal ouviu especialistas que destacaram o protagonismo do Fio Dental dentro da limpeza adequada da boca.

O clínico geral, Ronaldo Cândido Gomes Júnior explica que usar o Fio Dental deve ser obrigatório todas às vezes que a pessoa for fazer sua higiene bucal. “Os pacientes costumam protelar o uso do fio dental devido às dificuldades de operação dos mesmos. Mas hoje temos opções como os fios com serrinhas, ou com serrotes menores que ajudam a ter acesso mais fácil entre os dentes”. Ele realça que a não utilização do Fio Dental prejudica em 50% a limpeza bucal. “Quem não usa o Fio Dental faz uma higiene bucal “meia-boca”. Esse tipo de pessoa, no que tange sua Saúde Bucal, está varrendo a sujeira pra debaixo do tapete”.

Para a periodontista Solange Daud, o Fio Dental é essencial. “Ele é o grande astro da Saúde Bucal, pois faz o mais difícil, chega onde os outros aparelhos não conseguem atingir. Por isso, seu uso correto garante a qualidade da higiene da boca”.

Especialista em Reabilitação Oral, Vitor Legnaieli Seabra Pereira destaca que o uso indispensável do Fio Dental deve ocorrer antes da escovação, uma vez que o mesmo pode levar resíduos para áreas externas do dente. “Ele deve ser usado sempre antes da escovação, no mínimo duas vezes ao dia, em uma média de 40 a 50 centímetros de fita”.

Coordenadora da Faculdade de Odontologia da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Rosangela Aló Mazula Florez destaca a grande quantidade e diversidade de Fios Dentais que estão à disposição no mercado. “Sempre é bom conversar com seu dentista de confiança antes de optar por um tipo de Fio Dental. Hoje temos fios com ou sem cera, dispensadores públicos e elétricos, enfim uma gama grande. O dentista que está acostumado com as particularidades de sua higiene bucal tem o conhecimento necessário para indicar o melhor Fio Dental para seu uso frequente”.

O diretor regional da Baixada Santista e Vale do Ribeira do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo, Braz Antunes Mattos Neto, destaca que as pessoas confundem ainda o palito utilizado para manusear alimentos, como um produto de higiene bucal que substitui o Fio Dental. “Uma das inverdades que de tanto repetidas cai no gosto popular. O palito não é de dente, serve apenas para manipular alimentos. Usar um palito na higiene entre os dentes pode machucar os mesmos e a gengiva. Nesse sentido, o Fio Dental é o único aparelho de Saúde Bucal que garante a higiene entre os dentes”.

Legislação
Vereador na Cidade de Santos entre 2004 e 2012, o cirurgião dentista Braz Antunes Mattos apresentou e aprovou uma legislação inédita no país que obriga os bares, restaurantes, hotéis e similares, a disponibilizar ao seu público, dispensadores de Fio Dental para o uso na higiene bucal. Hoje, os estabelecimentos que não atendem essa lei são multados pelos fiscais de postura do Município. “Foi uma lei importante, pois destaca a relevância do Fio Dental e da Saúde Bucal das pessoas em ambientes públicos”.

A Lei do Fio Dental idealizada por Braz já foi implantada em diversos municípios brasileiros e até do exterior, despertando atenção da mídia internacional. Braz chegou inclusive a dar entrevistas para emissoras de TV do Japão e da Espanha. “Essa divulgação internacional fez com que cidades destes países desenvolvessem uma legislação similar propagando ainda mais o Fio Dental e a Saúde Bucal pública pelo mundo”, destaca.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.