02/03/2025

"Ainda Estou Aqui" tem grandes chances de premiação no Oscar, apontam especialistas

Por Maria Clara Pasqualeto em 02/03/2025 às 12:00

O filme brasileiro Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles e estrelado pelas renomadas atrizes Fernanda Torres e Fernanda Montenegro, concorre a três prêmios do Oscar 2025, que será realizado neste domingo (2). A chance de sucesso da obra nas categorias é alta, destacam especialistas ouvidos pelo Santa Portal.

A obra brasileira teve apenas três indicações (Filme, Filme Internacional e Atriz). Porém, apesar da desvantagem numérica, em comparação a outros indicados, as previsões são caracterizadas como positivas, devido a diversos fatores.

O produtor cultural André Azenha menciona, por exemplo, a polêmica de outro filme indicado, Emilia Pérez, que trouxe desvantagens a sua posição no Oscar.

Ainda Estou Aqui é o melhor dos filmes concorrendo à categoria filme internacional. O filme musical Emilia Pérez começou como favorito, até porque há 13 indicações – além da categoria de melhor filme. Já o filme brasileiro, tem apenas três. Porém, o musical perdeu muito prestígio, recentemente, com a redescoberta de tweets preconceituosos da atriz espanhola Karla Sofía Gascón, e falas inoportunas do diretor francês, Jacques Audiard. O New York Post e outros veículos de imprensa dos Estados Unidos declararam que votantes da academia estavam com ‘vergonha’ de votar no Emilia Pérez“.

Do mesmo modo, Azenha explica que até mesmo publicações internacionais apontam sucesso da produção brasileira.

“As previsões da Variety, uma das principais publicações de cinema do mundo, apontam o Ainda Estou Aqui como vencedor da categoria melhor filme internacional”.

O documentarista e professor da Unisanta Eduardo Rajabally complementa o ponto de Azenha, referindo-se ao enorme prestígio da obra dirigida por Walter Salles, no exterior.

“Lembrando que o Oscar é uma festa da indústria de cinema americana, então é muito difícil uma obra estrangeira, falada em português, ganhar o título. Porém, o filme é excelente e já foi muito longe, inclusive, elogiado por todo mainstream europeu e americano. Além disso, o filme está sendo muito bem ‘defendido’, pois, há muito tempo, campanhas estão sendo feitas no exterior. Acredito que o filme vencerá, pelo menos, uma das categorias”.

Previsões de Fernanda Torres como melhor atriz

Fernanda Torres, como uma das artistas mais influentes do Brasil, já conquistou vários prêmios, incluindo o Globo de Ouro, premiação anual entregue pela Hollywood Foreign Press Association (em português, Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood), aos melhores profissionais do cinema e televisão do mundo.

Quanto ao Oscar, as previsões da conquista do título da categoria melhor atriz são altas, segundo especialistas.

De acordo com o cineasta Eduardo Ricci, a atuação de Fernanda Torres traz um caráter único, de poder feminino e quebra de padrões.

“Ela já conseguiu um reconhecimento além das fronteiras do Brasil, então, o que acredito que levou a Fernanda conseguir um apelo internacional foi a questão do papel da mulher, visto que a personagem que ela interpreta traz uma mulher que quebra paradigmas. No caso, ela tem um papel muito forte de protagonismo. É um tema que o Walter Salles fala muito, o ‘retorno para casa’, o ambiente em que as pessoas se encontram e conversam”.

Desvantagens

A repórter do Santa Portal Marcela Morone acredita que, apesar da campanha do filme e de Fernanda Torres ter começado tarde em relação aos outros concorrentes, a atriz ainda é a preferida na categoria em que concorre.

“Apresença dos brasileiros nas redes sociais ajudou bastante a projetar o filme entre os críticos e os votantes da Academia. O The New York Times e a Variety já cravaram a vitória da atriz. A pedra no sapato de Fernanda é Demi Moore, do filme A Substância, que baseou sua campanha na narrativa de “injustiçada”, já que está em Hollywood há décadas e nunca recebeu prêmios relevantes – mesmo não tendo atuações de destaque em nenhum de seus filmes”, diz.

Ainda segundo Marcela, o filme brasileiro ‘bate de frente’ com Emilia Pérez, que ganhou três prêmios no Festival de Cannes e quatro no Globo de Ouro. No entanto, as recentes polêmicas que surgiram em relação ao filme e à protagonista, Karla Sofía Gáscon, enfraqueceram a campanha do longa.

“A campanha do filme francês perdeu força após tweets antigos de Karla Sofía Gáscon ressurgirem na internet com falas racistas e xenofóbicas. O filme também foi muito criticado pelos mexicanos, que são temas da trama, por retratar de maneira ofensiva a realidade do país e de sua população”, complementa.

“Em Melhor Filme, Ainda Estou Aqui não tem chances e o prêmio, bem provavelmente, deve ir para Anora, vencedor do Palma de Ouro no Festival de Cannes”, finaliza Marcela.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.