Filhote do primeiro pinguim nascido em cativeiro no Brasil já pode ser visitado no Aquário de Santos
Por #Santaportal em 13/12/2017 às 18:42
SANTOS – Após quase um mês de grandes expectativas, o público poderá visitar o filhote do primeiro pinguim nascido em cativeiro no Brasil no Aquário de Santos. Uma pinguim de Magalhães – espécie característica de águas temperadas – que vive no aquário santista deu à luz no dia 15 de novembro e agora o bebê saudável de 120 gramas pode receber visitas. Após a revelação do sexo, a Prefeitura vai realizar concurso para escolher o nome do novo habitante.
Conhecida como “Fraldinha”, a ave fez a postura do ovo no dia 6 de outubro. Depois de uma semana, a casca começou a quebrar. Para que o filhote viesse ao mundo foram necessárias 48 horas para que ele saísse por completo.
A divulgação da novidade ainda não tinha sido feita para preservar o casal e o filhote. Segundo o biólogo do Aquário, Alex Ribeiro, o nascimento da espécie representa um ato inédito no País. Contudo, como ainda está muito novo, não se sabe ainda o sexo do animal, mas daqui a 90 dias aproximadamente, será possível realizar a análise. A partir disso será aberto um concurso para que o público escolha o nome.
Além do pinguim de Magalhães, outro casal de pinguins, Samu (fêmea) e Hudosn (macho) também tiveram um filhote e cuidam do ovo desde 26 de outubro. O filhote nasceu no dia 7 de dezembro, com 97 gramas, e está se desenvolvendo bem.
Ameaça de extinção
O pinguim de Magalhães é uma espécie ameaçada de extinção, visto que vivem no sul da Patagônia e, ao sair para caçar, acabam se perdendo e geralmente são levados por correntes marinhas.
No Aquário, a Fraldinha tem a companhia de mais 16 pinguins de sua espécie que vivem em uma temperatura de 17 e 20 graus, em uma área de 120 metros quadrados, com solário e áreas climatizadas.