Ficha limpa é o grande foco no debate entre os candidatos à prefeitura de Peruíbe
Por Marcela Morone em 18/09/2024 às 23:16
Com um clima acirrado e várias trocas de acusações, o debate entre os candidatos à prefeitura de Peruíbe, transmitido nesta quarta-feira (18) na Santa Cecília TV, teve apresentação de ideias e propostas para os próximos quatro anos. Estavam presentes os prefeituráveis Emer Abou Jaoude (PL), Felipe Bernardo (PSD) e Dr. Bruno (DC). Gilson Bargieri (MDB) foi convidado, mas optou por não comparecer.
A primeira pergunta do debate foi feita por Dr. Bruno a Felipe Bernardo, que questionou se o candidato do PSD tinha conhecimento de um caso de pagamento de propina em Itanhaém, assinado com as iniciais “LM”. O médico indagou se as iniciais faziam referência ao atual prefeito de Peruíbe, Luiz Maurício (PSD).
Bernardo rebateu defendendo seu apoiador e exaltou os feitos do atual chefe do executivo peruibense, que é o primeiro no município a ser reeleito. O candidato do PSD passou grande parte do debate destacando as realizações de Luiz Maurício na gestão da cidade.
“[O debate] é uma oportunidade para a população de Peruíbe conhecer as nossas propostas. Infelizmente, tivemos um candidato ausente. Mas os candidatos presentes puderam apresentar suas ideias”, avaliou Felipe Bernardo.
O tópico ficha limpa apareceu novamente já na pergunta seguinte, quando Felipe questionou Emer se o candidato do PL aceitaria pessoas com problemas na Justiça em sua gestão. O candidato respondeu que não colocaria ninguém com ficha suja na administração e que trabalharia pela renovação, fazendo menção a escândalos de corrupção de outras gestões.
“Hoje não temos saúde, não temos educação adequada, não temos nada na cidade, nossa segurança é péssima e isso tudo vai mudar. Eu sou engenheiro formado e tenho grande possibilidades de mudar a cidade”, ponderou Emer, após o debate.
O funcionalismo público foi outro tópico com várias aparições. Em pergunta feita por Emer a Bruno, o candidato do PL questionou se o médico concederia benefícios a seus secretários. Dr. Bruno respondeu que “a primeira coisa que fará” será cortar dois terços dos cargos comissionados da prefeitura, que, segundo ele, são cargos dados a “amigos”.
“A continuidade não está com nada. Tem que mudar a cidade. A gente tem que colocar [na prefeitura] quem realmente entende de saúde. Para resolver o problema da saúde, tem que ser alguém que seja técnico”, argumentou Dr. Bruno, que se posiciona como o único vereador de oposição na cidade.
O especial Eleições 2024 é uma realização do Sistema Santa Cecília de Comunicação, com patrocínio de Cortes & Cia Desentupidora e Dedetizadora e Grupo Akta Motors.