Festival do Imigrante, no Centro de Santos, continua com programação neste domingo

Por Santa Portal em 21/11/2021 às 07:45

(Foto: Raimundo Rosa / Prefeitura de Santos)
(Foto: Raimundo Rosa / Prefeitura de Santos)

Moradores e turistas de todas as idades puderam aproveitar para conhecer novas culturas de diferentes partes do mundo no sábado (20), no Festival do Imigrante, no Centro de Santos. Neste domingo (21), a programação continua com atrações.

A partir das 11h, a programação contará com gastronomia e muita cultura. No Valongo, a feira gastronômica foi o grande chamariz de público no sábado, com culinárias de dez países, incluindo opções como sushi (Japão), x-burguer (Estados Unidos), beirute (países árabes), waffles (Bélgica), vinho (França), pizza (Itália), chipa mestizo (Paraguai), bolinho de bacalhau (Portugal), paella de frutos do mar (Espanha) e empadinha (Brasil).

Vinda da capital especialmente para o festival, a engenheira Maria Antônia Vieira decidiu combinar comida portuguesa (bolinho de bacalhau) com bebida belga (cerveja). “Já passei pelos carros antigos, fui até o final da rua (São Bento), onde estava tocando uma banda, e agora vim para comer. Depois, pretendo voltar para ver artesanatos”, comentou, elogiando o evento. “Está maravilhoso, muito gostoso. Moro em São Paulo e trouxe minha prima também”.

Festival do Imigrante, no Centro de Santos, continua com programação neste domingo
(Foto: Raimundo Rosa / Prefeitura de Santos)

A poucos metros dali, na Estação Valongo, bondes partiam com todos os assentos preenchidos, enquanto as pessoas em volta desfrutavam de atrações musicais e circenses e da feira de artesanato instalada no local. Outra atração foi a visita monitorada à Oficina de Bondes.

Também no Valongo, o primeiro andar do Museu Pelé ganhou um tom oriental, com decoração japonesa e oficinas de mangá e origami. A atração foi escolhida pelo advogado Danilo Mello, que estava com o filho Murilo, de 10 anos. “Está bem legal, com pessoas de todas as idades, e os monitores ensinam com calma. Já fizemos árvore de Natal, Papai Noel e agora um boneco de neve”.

No local também foram realizadas a exposição ‘Alegria de Circo’ e uma mostra de produções audiovisuais com obras de países participantes do festival.

Na Rua Tuyuti, música e dança animaram o público com temas de Japão, Cabo Verde, Paraguai e Itália. Ao lado, na Rua Comendador Neto, as crianças tiveram um ambiente apropriado para diversão, com brinquedos infláveis e gincanas. “Esse espaço foi muito bem pensado, porque a gente gosta muito de vir para o Centro, mas as crianças ficam entediadas. Então, precisa de um atrativo para elas. Ficou excelente”, comentou a arquiteta Claudia Cid, que compareceu ao evento com o marido e os dois filhos.

Feira Criativa

Pelo bulevar da Rua XV de Novembro, o público pôde conferir mais uma edição da feira criativa Feito em Santos, com roupas, bijuterias, chaveiros, enfeites, alimentos e outros itens artesanais. Já na Rua do Comércio a atração foi o Mural do Imigrante, de autoria de Thiago Martori e Hugo Leal, retratando a chegada de novos povos a Santos, inclusive pelo navio japonês Kasato Maru.

Praça Mauá

Na Praça Mauá, no Centro, a diversão ficou por conta do grupo Tchu Tchu Tchu, que contagiou o público com muito samba e simpatia. No local, food trucks de coxinha, hambúrguer e espetinho estiveram entre as opções gastronômicas. Já do guichê de informações turísticas partiram quatro turmas de passeios monitorados, que percorreram as ruas próximas ao porto aprendendo detalhes sobre a história dos imigrantes que chegaram a Santos ao longo dos séculos.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.