19/12/2021

Festival Brasileiro de Remada transforma Santos no Havaí brasileiro

Por Santa Portal em 19/12/2021 às 18:18

Divulgação/Prefeitura de Santos
Divulgação/Prefeitura de Santos

A Praia da Aparecida transformou-se no Havaí brasileiro, neste domingo (19), com a 4ª edição do Festival Brasileiro de Remada, um dos mais tradicionais eventos de ‘water sports’ (esportes de água) do País. O evento, que atraiu centenas de aficionados e banhistas, teve disputas nas modalidades Sup Race, Fun Race, Prone Paddleboard, Caiaque/Surfski, Longboard, Canoa Havaiana (OC1, OC2 e OC6) e hydrofoil, a novidade desta edição. Ao todo, foram 10 modalidades e 28 categorias.

Pauê Aagaard, multiatleta e campeão mundial de triatlo, considerado o primeiro surfista biamputado do mundo, foi o embaixador do evento, que promoveu ainda ações sociais como Santos Lixo Zero e arrecadação de alimentos para o Instituto Pequeno Luca.

Idealizado pelo educador físico Rodrigo de Deus, o festival é inspirado em competições havaianas de verão, criadas para manter os surfistas motivados e em forma nos meses em que há poucas ondas no arquipélago. A primeira edição foi em 2008 e se tornou um marco histórico para essas modalidades, marcando também a realização da primeira competição de stand up paddle no país.

O tempo instável e os fortes ventos desafiaram os esportistas, que tiveram que remar forte e pesado para concluir o trajeto de quatro quilômetros. Força é que não faltou para Josino Liporoni, 76 anos, que veio de Ribeirão Pires com o filho Maikon, 37, para participar da prova. “Quando entro no mar, esqueço de tudo. É a melhor coisa do mundo”, afirmou, atribuindo ao filho o incentivo, que hoje cativou inclusive a neta de cinco anos. “Na quinta vez que ele remou em prancha, já competiu e ganhou”, afirmou Maikon, com evidente orgulho.


Foto: Divulgação/Prefeitura de Santos

AÇÕES SOCIAIS

Voluntários do Instituto EcoFaxina há seis meses, Aline Guerra, 27, e Lucca de Castro, 17, se surpreenderam com a quantidade e variedade de detritos que recolheram na faixa de areia da Praia da Aparecida. “Os canudos de plástico voltaram ao comércio, muitos deles disfarçados e enrolados com papel”, surpreendeu-se Aline, enquanto separava bitucas de cigarro, palitos de sorvete, plásticos variados e muito microplástico. A ecofaxina mobilizou 15 voluntários para esse trabalho.

Teve até remador que se vestiu de Papai Noel para distribuir pirulito para as crianças. Depois de disputar a prova de paddle board, Marcelo Andreoni, o Mestre Blu, vestiu a roupa de Papai Noel, posou para inúmeras fotos e fez a alegria da criançada. Ele começou a praticar o esporte em 1999 e participa do festival brasileiro de remada desde a primeira edição, em 2008.

Houve ainda apresentação da dança polinésia, sorteio de brindes e homenagens. A Cerimônia das Águas encerrou a programação, com os competidores e público entrando na água, cada um com sua prancha ou embarcação para celebrar o evento.

RESULTADOS

Os vencedores das modalidades e das diferentes categorias são os seguintes:

Caiaque – Masculino

Eber Viotto (Equipe EsporteCiência)

Fun Race – Feminino

30 a 39 anos – Camila Torres Rangel (Equipe Guardaria Recreio)

40 a 49 anos – Silvana da Conceição Alves Grottis (sem equipe)

50 + – Patrícia Alves da Costa Dia (sem equipe)

Fun Race – Masculino

30 a 39 anos – Roger Donato (Equipe Guardaria Sulpsix)

40 a 49 anos – Renato Yasuhide Oda (Equipe Integral Surf Treino)

50 a 59 anos – Erasmo Fernando Tabasso (Equipe Integral Surf Treino)

Long Board – feminino

14 a 29 anos – Catarina Cucatti Ganzeli (Equipe Guardaria Recreio)

40 a 49 anos – Mércia Cristina do Nascimento (Equipe Overcont)

Long Board – masculino

14 a 29 anos – Lorenzo Mazzo (sem equipe)

30 a 39 anos – Alison César de Lima (sem equipe)

40 a 49 anos – Patrick Winkler (Equipe Suntech)

50 a 59 anos – André Paiva Magalhães (Equipe SupSix)

OC6 – Feminino – Daniella Allmada (Equipe Supirados 2)

Sup Race Feminino

14 a 29 anos – Nicole Moraes Borges (Equipe Mota Surf Boards)

30 a 39 anos – Jessica Moah (Equipe IST)

40 a 49 anos – Maria Olinda Vieira Campos (Equipe Marcelo Mota)

50 a 59 anos – Beatriz Schlegel Bello (Paddle Club Ilhabela)

Sup Race Masculino –

30 a 39 anos – Caio Lima (Equipe Six)

40 a 49 anos – Tiago Andrade (Equipe Marcelo Mota)

50 a 59 anos – Paulo Kid Mendes (Equipe Hang Louse)

60 + – Arlindo Antonio Florentino (Equipe Luar)

Surfski – masculino

Roberto de Oliveira Mano (Equipe Marina Andrade)

Os classificados do 1º ao 5º lugares conquistaram troféus e todos os atletas que concluíram a prova receberam medalha de participação. Os resultados completos estarão disponíveis nesta segunda-feira no www.ypseventos.com.br.


Foto: Divulgação/Prefeitura de Santos

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.