Europeu está há cinco meses tentando voltar para casa após ser assaltado na rodoviária de Santos
Por Santa Portal em 12/03/2025 às 10:00

A vereadora de Santos, Débora Camilo (PSOL), apresentou um requerimento à Prefeitura solicitando esclarecimentos sobre a situação de um turista da Moldávia, que está há quase cinco meses acolhido em um abrigo da cidade após ter sido assaltado na rodoviária de Santos.
No documento, a parlamentar explicou que, no início de fevereiro, tomou conhecimento da situação e, desde então, tem acompanhado o caso de perto. Segundo apurado pelo Santa Portal, na ocasião do crime, bandidos teriam levado os documentos, dólares e reais do turista.
A equipe do Seabrigo, onde o europeu está acolhido, enfrenta dificuldades para realizar o recâmbio do turista para o seu país de origem. Além disso, também enfrentam obstáculos na comunicação, visto que o europeu fala apenas romeno e russo.
De acordo com a vereadora, apesar dos esforços da equipe do centro de acolhimento para viabilizar o recâmbio do moldávio, até o momento não houve apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds) ou da Prefeitura de Santos. A vereadora também destacou que não houve avanço nas tratativas após o envio de todos os dados do caso ao Departamento de Proteção Especial da Seds.
Em nota, a Prefeitura de Santos informou que a Seds vem trabalhando no acolhimento assistencial e dialogando com autoridades para viabilizar o repatriamento por meio do recâmbio qualificado. “Os contatos tiveram início com o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) e, agora, segue em tratativas com o cônsul honorário da Moldávia no Brasil”, diz o posicionamento. No Brasil, não há consulado da Moldávia, somente uma embaixada com sede em Brasília.