29/01/2021

Espécie de tartaruga ameaçada de extinção é reabilitada pelo Gremar e solta na Laje de Santos

Por #Santaportal em 29/01/2021 às 12:18

REABILITAÇÃO – A equipe do Instituto Gremar realizou a soltura de uma tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta), no Parque Estadual Marinho da Laje de Santos (SP), na última quinta-feira (28). O animal passou por um processo longo de reabilitação por conta de estado de saúde, que era grave.

O animal foi resgatado no dia 7 de setembro de 2020. Ela recebeu os cuidados iniciais na Unidade de Estabilização de Praia Grande (SP) e, em seguida, foi encaminhada ao Centro de Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos, no Guarujá (SP), ainda em estado grave, com anemia severa.

Segundo o Gremar, o procedimento que contribuiu decisivamente na melhora de seu quadro foi uma transfusão sanguínea, possível graças à doação de uma tartaruga da mesma espécie que estava em atendimento no Projeto Tamar, em Ubatuba (SP).

A partir da transfusão, a evolução clínica se deu gradativamente durante quatro meses. Começou a se mostrar mais ativa, a comer espontaneamente e passou a ocupar um tanque de maior volume de água, para nadar com mais liberdade e fortalecer sua musculatura.

A tartaruga-cabeçuda é um animal carnívoro, que tritura as presas com suas poderosas mandíbulas e bico córneo. Por isso, para reestabelecer o escore corporal, a dieta adotada envolvia sardinhas, lulas e caranguejos.

Na última semana de reabilitação ainda foram oferecidos caranguejos vivos no tanque, para estimular seu comportamento predatório. De acordo com o Gremar, ela respondeu positivamente à ação, atingindo o peso de 78 kg antes da soltura.

A espécie está ameaçada de extinção e costuma desovar nas praias do Espírito Santo, Rio de Janeiro, Sergipe e Bahia.

Para acionar o serviço de resgate de mamíferos, tartarugas e aves marinhas, vivos debilitados ou mortos, entre em contato pelos telefones 0800 642 3341 ou (13) 99711 4120.

noticia20211291720637.jpgImagem: Divulgação/Gremar

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.