23/05/2017

Entrega por Santos: grupo doa carinho e atenção para pessoas em situação de rua; veja como ajudar

Por Mônica Basile/#Santaportal em 23/05/2017 às 11:44

SOLIDARIEDADE – Doar roupas usadas e alimentos para pessoas em situação de rua é uma ação comum para muitas pessoas. O ato é nobre, mas um grupo de jovens santistas deixou a doação ainda mais preciosa para quem recebe: eles doam atenção e carinho. O Entrega por Santos , que completa dois anos este mês, reúne voluntários que passam pelas vias de Santos e São Vicente distribuindo “tempo”.

As ações, que acontecem no último sábado de cada mês, tem como ponto de encontro a Praça Nossa Senhora da Aparecida (avenida Afonso Pena, em frente à igreja que leva o mesmo nome, em Santos). São montados 300 kits para serem entregues pelas ruas de Santos e São Vicente, que são compostos com garrafas de água (500 ml), bolachas, papel higiênico, pastas e escovas de dentes, sabonetes e preservativos.

“Doamos também roupas, calçados, cobertores, sanduíches (pão de forma, margarina ou manteiga e mortadela) e sucos. Mas reforçamos: a principal entrega é a nossa. Sentamos no chão e conversamos com cada amigo em situação de rua, em linha reta, com o peito e o coração aberto. Notamos que muitas vezes – na maioria, na verdade – a principal carência deles é de afeto e atenção. Nos dispomos a suprir um pouquinho”, explica a jornalista Rafaella Martinez, voluntária do projeto.

O sentido do Entrega por Santos não é doar apenas produtos materiais. “A entrega é de alma: a nossa entrega enquanto ser para conversamos e conhecermos essa realidade que muitas vezes está tão distante. Costumamos dizer que quem se dispõe a se despir dos preconceitos e sair nas ruas de sábado recebe muito mais do que entrega”, conta a voluntária.

O Entrega funciona atualmente com duas rotas: uma que segue pelos pontos com maior presença de pessoas em Santos e outra sai de Santos e segue rumo a São Vicente.

“Os kits são montados no ponto de encontro, onde são separadas as roupas e conversamos com os voluntários novos. Após essa ‘pré-ação’ dividimos todos os presentes em duas rotas com os carros disponíveis. Uma rota segue para os pontos determinados em Santos (principalmente Afonso Pena, Conselheiro Nébias, Centro e Canal 3) e outra para São Vicente (Pedro Lessa, Ana Costa, Praça dos Correios, Praça Barão e Praça da Biquinha)”.

Como começou?
O Entrega por Santos começou por iniciativa das amigas Mariane Valêncio e Barbara Reis, mas no início era para ser apenas uma campanha de agasalho para acontecer naquele mês – elas tiveram a ideia em abril de 2015. O grupo que havia sido formado pelo Facebook – acesse a página oficial – tomou conhecimento de uma ação semelhante que já acontecia desde 2013 nas ruas da capital paulista: o Entrega por SP.

“As jovens entraram em contato com o idealizador dessa ação na capital, o Lucas Brant, e ele veio participar da nossa primeira ação aqui. Ao término sugeriu que tornássemos as ações frequentes e que fizemos aqui o ‘Entrega por Santos’. Nossa primeira ação em Santos aconteceu em Maio de 2015 e a primeira ação onde desmembramos o entrega para atuar em outra cidade (São Vicente) foi em Maio de 2016”, lembra Rafaella.

O projeto foi o primeiro realizado fora da cidade de São Paulo. “Depois surgiu o Entrega por Campinas e mais recentemente o Entrega por Cuiabá. Há integração entre nós, mas cada projeto é um projeto. Conversamos principalmente com os amigos de SP para ‘trocar figurinhas’ e debater questões”.

O Entrega não possui vínculos religioso ou políticos, e também não recebem nenhum tipo de apoio da Administração Municipal de ambas as cidades. A ação tem parceiros que cedem espaço e funcionam como postos de coleta de arrecadações (ver abaixo ).

“Nesses dois anos de caminhada já vivenciamos muitas histórias nas ruas e acima de tudo, fizemos grandes amigos nelas. Também já choramos pela partida de muitos amigos que sucumbiram. A aceitação é costumeiramente muito boa, pois o Entrega não prega o assistencialismo e sim o diálogo. Vamos ‘trocar ideia’, como bons amigos. Muitos sabem nossos nomes e anseiam pela conversa do próximo mês. A recíproca é completamente verdadeira. Acho, particularmente, que essa é a coisa mais importante que o Entrega faz. Conversar com essas pessoas e fazê-las perceber que elas são importantes”, diz a jornalista.

Ação no próximo sábado
Para o Entrega que acontece neste sábado (27), às 21 horas, os voluntários ainda precisam de muita ajuda da população. A poucos dias do ato, que esse mês vai receber participantes vindos das ações realizadas em São Paulo, Campinas e Cuiabá, ainda faltam diversos produtos.

Como participar
As pessoas podem ajudar com doações de itens para os kits (garrafas de água 500 ml, bolachas, papel higiênico, pastas e escovas de dentes, sabonetes e preservativos), roupas e calçados (principalmente masculinas, visto que boa parte da população de rua é composta por homens) e cobertores. Também podem auxiliar como voluntárias, participando das ações: nesse caso basta ser maior de idade e ir até o ponto de encontro (Praça Nossa Senhora Aparecida). Nos dias de ação eles têm uma ‘lojinha’ onde são vendidos camisas, camisetas, adesivos, bonés e casacos (esses últimos sob encomenda), e toda a renda é para auxiliar na compra de algum item faltante.

Confraternização
Ainda de acordo com Rafaella, o grupo não “comemora” os dois anos do projeto. “Não falamos em aniversário porque queríamos que o Entrega não existisse, pois se ele existe significa que ainda tem pessoas nas ruas e isso não é legal. Não temos como comemorar”. Eles encaram a data como uma confraternização e, no domingo (28), eles vão se reunir no bar Cola na Base (Rua Alagoas, 06, Gonzaga/Santos). Cada hambúrguer vendido será revertido para uma pessoa em situação de rua. Outros projetos sociais vão se encontrar na confraternização.

Campanha – Doe amor , doe cobertor”

Com a chegada do inverno, o grupo está realizando uma campanha em parceria com a Lepin Enxovais. O objetivo é aquecer as noites das pessoas em situação de rua, e para participar é bem simples e a pessoa nem precisa sair de casa. Basta acessar o link da Campanha e selecionar quantos cobertores deseja doar para o Entrega por Santos. Quando você finalizar a compra esses cobertores automaticamente serão disponibilizados para a ação na cidade. Nosso código de instituição no site é entregaporsantos.

Postos de arrecadação estão em diversos pontos da cidade. Veja a lista abaixo:

– Nordestão do Litoral (Avenida Nossa Senhora de Fátima, 727 – De segunda à sábado das 7 às 19 horas).

– Loja Achei Papelaria (Avenida Senador Pinheiro Machado, 600, loja 4 – De segunda a sexta das 9 às 19 horas)
– Stylo Rio (Rua Ministro Xavier de Toledo, 143 – De terça a sábado das 9 às 19h30)
– Nutrindo o Corpo Empório e Saúde (Avenida Pedro Lessa, 3097, Embaré – Segunda a Sexta das 10 às 19h / Sáb das 10 às 16h)
– Galeria Campos Eliseos – Vilma Salão ( Avenida Marechal Floreano Peixoto, 13, loja 6 – De terça à sábado das 10 às 19h30)
– Vertical Brasil Turismo (Rua Jurubatuba, 145 – Ponta da Praia – De segunda a sexta das 9 às 18 horas)

*as entregas podem ser feitas no dia da ação. Os organizadores pedem que essas doações sejam avisadas na página do grupo no Facebook, para que seja dada baixa e eles saibam o que ainda falta para a montagem dos kits.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.