Empresa de Santos de Logística e Comércio Exterior tem mais mulheres que homens em setor historicamente masculino

Por Santa Portal em 08/03/2024 às 16:00

Divulgação
Divulgação

Mulher e Transporte, dois substantivos que, historicamente, não combinavam. Mas isso está mudando, pelo menos em alguns lugares. As mulheres, que estão dominando o mercado de Logística e Comércio Exterior, tem conhecimento e mérito de sobra. É o que está acontecendo, por exemplo, na Process Log & Comex, empresa do ramo que fica em Santos e atua internacionalmente. Dos 40 colaboradores, 25 são mulheres e, o restante, é composto por homens. Ou seja, mais de 60% do quadro é composto por mulheres que trabalham num ramo, historicamente, masculino.

Há sete anos na empresa, Heloísa Galvão começou como estagiária e, atualmente, atua como gerente. Para ela, “é um desafio muito grande, ainda mais por ser mulher num ambiente masculino. Ao longo do tempo, aprendi a confiar em mim mesma. Tenho muito orgulho de chegar aonde eu cheguei e de estar nessa posição!”. Assim como Heloísa, muitas mulheres buscam maior equidade no mercado de trabalho e, consequentemente, mais oportunidades e reconhecimento. Nos últimos anos, a participação de mulheres na Logística cresceu por conta das mudanças culturais fora e dentro das empresas.

Lucio Lage Rodrigues, diretor comercial da Process Log & Comex, reforça que “o setor de Logística e Comércio Exterior historicamente é predominantemente masculino, mas, nos últimos anos, temos percebido um aumento da participação das mulheres no setor, mesmo que de maneira mais lenta. A Process é um caso que foge a esse padrão com mais de 60% do quadro composto por mulheres, incluindo cargos de supervisão e de alta gerência”.

O executivo explica que, para chegar nesse resultado de mulheres como maioria, o que é levado em conta é a competência: “Se as mulheres estão em maior número e se destacam em funções de liderança e gerência é porque são muito competentes no que fazem e merecem estar aqui, entregando ótimos resultados. Sou muito orgulhoso das nossas mulheres!”.

É o que reforça Laura Pires, supervisora do Departamento Financeiro que enfatiza que a capacitação é consequência do resultado: “Como mulher, nunca me senti fora do lugar. Muito pelo contrário, sempre me senti capacitada e encorajada para trazer a minha criatividade para o meu time. Nós somos valorizadas pelo nosso desenvolvimento, independentemente do nosso gênero. Me sinto muito valorizada!”.

Oportunidades para mulheres

Dentro da área de Logística, existem várias oportunidades e, entre elas, vagas que tem perfis mais estratégicos e que exigem escolaridade. Neste perfil de vaga, as mulheres têm vantagem. O último levantamento da Confederação Nacional da Indústria (CNI) aponta que as mulheres têm mais escolaridade que os homens. Enquanto elas têm tempo de estudo de 12 anos, em média, os homens têm de 10,7 anos. Mesmo assim, a área ainda é predominantemente dominada por homem por uma série de fatores estruturais que estão mudando.

O site especializado Transport Logistic aponta que houve aumento de 20% na contratação de mulheres em toda a cadeia logística dentro de grandes empresas mundiais. Os últimos dados mostram que, em 2020, houve alta de 229% no volume de contratação do sexo feminino em áreas de logística, de acordo com a plataforma de recrutamento Gupy. O fato é que, tanto em áreas estratégicas quando em áreas operacionais, elas estão mandando muito bem!

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.