Eldorado Brasil inaugura o maior terminal de celulose do Porto de Santos

Por Santa Portal em 31/07/2023 às 17:00

Isabela Carrari/Divulgação Prefeitura de Santos
Isabela Carrari/Divulgação Prefeitura de Santos

A Eldorado Brasil inaugurou nesta segunda-feira (31) o maior terminal de celulose do Porto de Santos. A expectativa é que o investimento traga desenvolvimento para o setor e para a economia, além da geração de renda na Baixada Santista.

A inauguração concretizou o primeiro embarque da carga de celulose no novo terminal que já é um dos maiores portuários multimodais da América Latina. A carga com destino para a Ásia marca o início das operações no espaço de mais de 50 mil metros quadrados da Eldorado Brasil, empresa portuária responsável pela exportação de matéria-prima para mais de 40 países. O terminal tem capacidade para armazenar até 150 mil toneladas de produto.

A capacidade de expedição será de 3 milhões de toneladas de celulose por ano, três vezes mais do que a companhia consegue operar no antigo terminal. A empresa também investiu em tecnologia para melhorar a operação, desde o momento em que o caminhão é carregado na fábrica, até a chegada ao porto para que possa finalmente abastecer os navios.

“”A gente tem um terminal que está a 8km do costado, a gente precisa de uma série de caminhões, atravessar a cidade e pegar trânsito para chegar no navio. Então isso dá uma improdutividade muito grande, com os dois navios atracados aqui do lado do terminal a gente consegue muito mais produtividade porque não tem interferência. Saímos com o caminhão daqui e diretamente já estamos encostando no navio. Isso vai nos ajudar muito na produtividade e na redução dos custos”, disse o gerente de logística da Eldorado, Flávio Rocha Costa.

A obra começou em janeiro do ano passado e contou com um investimento de R$ 500 milhões.

O ministro dos Portos e Aeroportos, Márcio França, esteve presente na inauguração e falou sobre o crescimento portuário.

França citou que o setor portuário cresceu 6% no primeiro trimestre deste ano, com projeção de crescimento de 10% este ano. “Investimentos como este mostram que a vontade de investir no País voltou. O País volta a respirar um ar de normalidade”, afirmou.


Foto: Isabela Carrari/Divulgação Prefeitura de Santos

O prefeito Rogério Santos também esteve presente e enalteceu a importância da inauguração, aliada a contrapartida social da Eldorado com a comunidade.

“De maneira local podemos destacar o investimento em abertura de frentes de trabalho, tecnologia e contrapartidas sociais. A empresa está fazendo uma policlínica no bairro do Estuário, que vai atender 18 mil pessoas. É a responsabilidade do desenvolvimento econômico e sustentável, também junto com a responsabilidade social com a cidade”, comentou.

O novo terminal aquece ainda mais o setor. Autoridades comentaram durante a cerimônia sobre o impacto da estrutura para o cais santista, responsável por um terço da economia do Brasil.

“O entendimento que todos nós queremos é que isso faz parte de uma política portuária de estado que já vem há alguns anos, com o arrendamento de áreas portuárias em porto público e que vão transformar tanto a logística, quanto o comércio exterior brasileiro”, ponderou o secretário nacional dos Portos e Transportes Aquaviários, Fabrizio Pierdomenico.

“Para nós que estamos focados em reindustrialização de São Paulo e na atração de investimentos, um investimento desse porte de R$ 500 milhões na primeira fase nos deixa extremamente felizes, porque ele mexe com todo o desenvolvimento na região da Baixada Santista”, falou o secretário estadual de Desenvolvimento Social, Jorge Lima.

O presidente do Sistema Santa Cecília de Comunicação, Marcelo Teixeira, esteve presente na inauguração e também ressaltou a importância do novo terminal para a Baixada Santista.

“Conheci muitos portos aqui no Brasil e não vi nada semelhante. Uma estrutura de fato muito grande, própria para o maior porto da América Latina. Acredito que isso crie uma perspectiva muito boa, não apenas na criação de novos postos de empregos, mas acima de tudo você redirecionar através da própria celulose a entrada e saída do país, o que muitos portos já fazem. Tudo será direcionado para o Porto de Santos”, enfatizou Teixeira.

A Eldorado Brasil está há mais de 10 anos no setor com a marca de mais de 16 milhões de toneladas de celulose desde o início das operações. A extração da matéria-prima é feita nos 293 mil hectares de eucalipto plantados em Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul.

“A Eldorado se firmou no estado como uma grande produtora de celulose, é fundamental que tanto internamente, no processo administrativo e burocrático seja utilizado, quanto na infraestrutura e logística para chegar nos canais de exportação. Esse grandioso investimento vai dar ainda mais competitividade para a celulose produzida no Mato Grosso do Sul”, disse o governador do Mato Grosso do Sul, Eduardo Riesel.

Além do novo terminal, a Eldorado também pretende investir futuramente em uma malha ferroviária de 90 km para ligar a fábrica no Mato Grosso do Sul até o Porto de Santos.

“Hoje operamos 100% de caminhão, com esse novo terminal teremos capacidade de colocar até 72 vagões dentro desse espaço. Com essa possibilidade fica mais fácil agora retornar para a ferrovia. Temos projeto, estamos estudando ligar nossa fábrica até a linha que fica em Aparecida do Taboado (MS). Com isso, a celulose saí direto da fábrica para chegar ao Porto de Santos”, concluiu Rocha.


Foto: Isabela Carrari/Divulgação Prefeitura de Santos

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.