Educação é setor mais afetado pela greve dos servidores de Santos

Por #Santaportal em 10/03/2017 às 12:06

GREVE SERVIDORES – Os servidores municipais de Santos entram hoje (10) no segundo dia de greve geral. De acordo com o sindicato da categoria, 80% dos funcionários aderiram à greve. Já a prefeitura diz que são 30%. Como forma de protesto e de mostrar o movimento para a população, os servidores estão concentrados na Praça Mauá.

A paralisação afetou principalmente as escolas e os mais de 13 mil estudantes dos colégios municipais. Algumas unidades de ensino estão fechadas ou funcionam de forma parcial. Os pais dos alunos ou os próprios estudantes podem ligar no número 3211-1818 (das 8h às 18h) para saber mais informações sobre o funcionamento das escolas. A categoria reivindica aumento salarial acima da inflação. A Prefeitura ofereceu apenas 5,35% de correção na cesta básica e auxílio-alimentação. A proposta foi rejeitada pelos trabalhadores.

Ainda segundo o sindicato da categoria, a paralisação também é um protesto contra o anúncio da prefeitura de entregar a UPA da Zona Noroeste para ser gerenciada por uma organização social, enquanto que o hospital da mesma região está sucateado e continuará sendo o local de trabalho dos servidores. Os funcionários esclarecem que o atendimento dos serviços essências, tais como Hospitais, Pronto Socorros, CAPS, distribuição de medicamentos, abrigos de população em situação de rua e cemitérios serão mantidos com equipes mínimas de trabalho de forma a garantir que nenhum prejuízo ocorra.

A Prefeitura de Santos informou que todos equipamentos da Saúde estão abertos no dia de hoje como Policlínicas, UPA Central, Hospital dos Estivadores, Ambesp do Centro e Instituto da mulher e gestante, embora o quadro de funcionários esteja reduzido. No Complexo Hospitalar da Zona Noroeste, o Hospital Arthur Domingues Pinto, a Maternidade Silvério Fontes e a farmácia estão funcionando normalmente. Já no setor do Pronto Socorro, 50 % dos funcionários aderiram à greve e o PS só vai atender emergências neste plantão.

Cemitérios, serviços de limpeza e zeladoria urbana e manutenção predial estão funcionando normalmente. A Guarda Civil Metropolitana reforça a vigilância em pontos sensíveis de prestação de serviço. A presença da Guarda garantirá que os servidores que não aderirem à greve tenham acesso ao trabalho.

Os agentes de trânsito atuarão normalmente, uma vez que a CET faz parte da administração indireta da Prefeitura e os funcionários não têm relação com sindicatos de servidores municipais. A Administração irá monitorar toda a rede municipal para garantir a prestação dos serviços essenciais à população.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.