19/01/2022

Doria diz que SP espera aprovação da Anvisa para vacinar crianças com CoronaVac

Por Santa Portal em 19/01/2022 às 14:03

Chegada de 59.800 doses da vacina CoronaVac (17.03.2021)
Foto: Breno Esaki/Agência Saúde DF
Chegada de 59.800 doses da vacina CoronaVac (17.03.2021) Foto: Breno Esaki/Agência Saúde DF

O governador de São Paulo, João Doria, afirmou em entrevista coletiva na tarde desta quarta-feira (19), no Palácio dos Bandeirantes, na Capital, que o Estado conta com 15 milhões de doses da CoronaVac para vacinar as crianças paulistas. No entanto, o governo estadual ainda precisa da liberação da Anvisa, que vai deliberar nesta quinta (20) sobre o tema.

“O quantitativo de vacinas do Ministério da Saúde foi ínfimo, é algo que não permite o avanço da vacinação em São Paulo ou no restante do país. Mas temos a perspectiva de uma boa notícia, com 15 milhões de doses da CoronaVac prontas, disponíveis e refrigeradas para a imunização de crianças na faixa etária de 5 a 11 anos”, disse Doria, que espera vacinar a população infantil rapidamente após a possível liberação da Anvisa. “Isso permitirá a São Paulo a possibilidade de vacinar rapidamente toda a quantidade de crianças que compõem esse universo em apenas três semanas”, completou.

Segundo o presidente do Instituto Butantan, Dimas Covas, a CoronaVac foi o imunizante com melhor desempenho em testes realizados com as crianças. “A CoronaVac tem o melhor perfil de segurança, tem alta efetividade. Nas crianças, estudos conduzidos na China e no Chile mostram efetividade superior a 90% para evitar internações, protege adultos e também as crianças. Amanhã a partir das 10h, a diretoria colegiada da Anvisa deve se pronunciar sobre o nosso pedido. Isso acontecendo, nós já temos disponíveis 15 milhões de doses, sendo 10 milhões apenas para o estado de São Paulo. Estamos prontos e otimistas, podemos ajudar São Paulo e outros estados que assim desejarem”, afirmou.

Dimas, porém, confirmou que não recebeu nenhum contato do Ministério da Saúde sobre a possibilidade de o governo federal comprar doses da CoronaVac para vacinação de crianças.

Vacinação de 5 a 11 anos

O Governo de São Paulo iniciou a imunização de menores de 12 anos no último dia 14 de janeiro, em evento no Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, na capital paulista. A expectativa é vacinar todas as crianças e adolescentes até março.

Nesta primeira fase, serão imunizadas as crianças de 5 a 11 anos de idade com comorbidades, deficiências, indígenas e quilombolas.

Nesta segunda-feira (17), SP recebeu 258 mil doses da vacina pediátrica de covid-19. Este é o segundo lote recebido pelo Estado. Os imunizantes começaram a ser distribuídos na manhã de ontem (18) aos 645 municípios do Estado. Com isso, a pasta estadual recebeu do Ministério da Saúde 58% das 850 mil doses necessárias para a vacinação da primeira fase da campanha. O total recebido representa 11% do público de 4,3 milhões de doses.

A medida que novas doses forem encaminhadas pelo Ministério da Saúde serão imediatamente disponibilizadas aos municípios.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.