Diante do Unión La Calera, Santos joga no mesmo estádio que o Brasil brilhou em 1962

Por Guilherme Esron em 28/04/2022 às 13:17

O Santos visita nesta quinta-feira (28), às 21h30, pela terceira rodada da Copa Sul-Americana, o Unión La Calera (CHI). O jogo será no estádio Sausalito, em Viña del Mar, no Chile, mesmo local em que a seleção brasileira jogou durante a Copa do Mundo de 1962.

Neste estádio o Brasil estreou vencendo o México por 2 a 0, com gols de Zagallo e Pelé. Aliás, o camisa 10 da seleção e do Santos sofreu um estiramento muscular logo na segunda partida do torneio.

Campanha de 1962

Ao todo, o estádio que tem capacidade para 25 mil espectadores, recebeu oito jogos nesta Copa do Mundo: seis pela fase de grupos, um pelas quartas de final e um da semifinal. O Brasil fez toda a primeira fase em Viña del Mar, vencendo duas das três partidas.

O jogo das quartas de final, entre Brasil e Inglaterra, reservou uma situação bem inusitada. Um cachorro invadiu o gramado duas vezes, dando bastante trabalho na segunda participação do animal no jogo, driblando algumas vezes o melhor jogador daquela Copa do Mundo, Garrincha.

No Sausalito, o Brasil marcou sete dos 14 gols na Copa. Os artilheiros brasileiros no estádio foram Garrincha e Amarildo com dois gols cada um. Em 1962, a seleção brasileira contou com sete jogadores do Santos: o goleiro Gilmar, o zagueiro Mauro, os meio-campistas Zito e Mengálvio e os atacantes Pelé, Pepe e Coutinho.

Desde então, o estádio Sausalito não tem recebido grandes jogos. O maior evento esportivo depois de 1962 foi a Copa América, em 2015. Nesta edição do torneio sul-americano, foram apenas três partidas, duas pela fase de grupos e uma pelas quartas de final.

O Santos nunca jogou neste estádio, mas em jogos contra times chilenos o retrospecto é muito positivo. Em 41 partidas, foram 27 vitórias alvinegras, cinco empates e apenas nove derrotas. Ou seja, um aproveitamento de 69,9%.

Por fim, a última vez que o Peixe enfrentou um time chileno foi há quase dez anos, pela Recopa Sul-Americana. Na ocasião, o Santos fez 2 a 0 no Universidad de Chile, no Pacaembu, com gols de Neymar e Bruno Rodrigo, conquistando assim o título do torneio.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.