Dia de Santo Antônio tem comemoração especial no Santuário do Valongo, em Santos

Por Santa Portal em 13/06/2022 às 10:02

Divulgação/Santuário de Santo Antônio do Valongo
Divulgação/Santuário de Santo Antônio do Valongo

O Dia de Santo Antônio, comemorado nesta segunda-feira (13), conta com missas, procissão e quermesse, para celebrar um dos santos mais venerados da Igreja Católica em todo o mundo. No Santuário do Valongo, as missas acontecem a cada duas horas, desde às 6h desta segunda.

Tradicionalmente, a festa de Santo Antônio acontece no Santuário do Valongo, mas nos últimos dois anos, devido à pandemia de covid-19, não houve celebração. Por isso, desde esta manhã, os fiéis já compareceram para as missas e puderam prestigiar o evento.

Além das missas e procissão, a noite será encerrada no Santuário com a tradicional quermesse, com venda de doces, salgados e artigos religiosos, além do clássico bolo de Santo Antônio.

A programação vai ser especial com missas, programação das 6h até as 7 da noite. Além disso tem quermesse com venda de doces, comidas e produtos religiosos.

Dia de Santo Antônio tem comemoração especial no Santuário do Valongo, em Santos
(Foto: Divulgação/Santuário de Santo Antônio do Valongo)

De acordo com o Padre Cristóvão Carvalho, as missas acontecem a cada duas horas, em horários pares, e às 17h30, aconteceu a procissão, que sai da Igreja do Carmo, e termina no Santuário de Santo Antônio do Valongo. Após a procissão, os fiéis podem aproveitar a quermesse.

Apesar do Dia de Santo Antônio ser comemorado em 13 de junho, a Igreja de Santo Antônio do Embaré realiza a trezena, uma campanha de orações que dura treze dias, em devoção ao santo, que é conhecido como o santo casamenteiro.

O Santuário de Santo Antônio do Valongo fica no Largo Marquês de Monte Alegre, nº 13, no Valongo, em Santos, próximo ao Centro Histórico.

História

“Santo Antônio é considerado o santo casamenteiro, e isso se dá porque ele foi um facilitador do casamento entre casais de classes sociais diferentes que queriam contrair matrimônio. Ele facilitava, valorizando sempre o amor entre os dois, e não a classe social”, explica o padre.

O padre ainda conta sobre os milagres concedidos pelo santo. “Uma das histórias é que uma moça queria casar e pedia à imagem dele, e como fazia tempo que ela pedia e não conseguia, ela jogou a imagem pela janela e acertou moço, que viria a ser seu esposo”.

A história do Santuário do Valongo também conta com o acontecimento de um milagre. “Aqui,  nós tivemos um grande milagre. Essa igreja, por volta de 1860, seria demolida para a construção da linha ferroviária, que hoje é a estação do bondinho. Mas quando foram tirar a imagem de Santo Antônio do altar, quanto mais homens se juntavam para tirar, mais ele pesava. E através desse milagre, houve a permanência da igreja, porque ninguém conseguiu tirar Santo Antônio do altar”, conta o padre Cristóvão.

“Ele deixou esse grande exemplo para nós: os projetos humanos passam, mas a fé deve ser firme e forte feito uma rocha, como ele nos mostrou através da sua imagem. É o santo do coração do brasileiro e do mundo, um dos santos mais venerados”, finaliza.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.