Dezenas de famílias participam do encerramento ao ar livre da Semana do Brincar de Santos

Por Santa Portal em 09/06/2024 às 19:00

Divulgação/Prefeitura de Santos
Divulgação/Prefeitura de Santos

Um dia de sol e com o entorno do Aquário repleto de famílias. Esse foi o cenário que marcou o encerramento da Semana Municipal do Brincar, neste domingo (9), em Santos. Com o tema “Vem pra roda – no ritmo do brincar”, desde o dia 25 de maio, o evento levou espaços brincantes a vários pontos da Cidade, oferecendo mais de 80 atividades em escolas, espaços públicos, universidades, entre outras instituições.

Com a interdição do trecho entre o canal 6 e a Rua Afonso Celso de Paula Lima, o público pode participar de pintura de rosto, jogos e brincadeiras com materiais esportivos, circuito inclusivo, dança circular de coordenação para todas as idades, capoeira de roda e musicalidade, oficina de desenho e pintura, banda marcial, brinquedos recicláveis, entre outras atividades. O encerramento oficial aconteceria no dia 2 de junho, mas devido às chuvas, foi adiado para este domingo.

“É importante – e delicioso -, por meio da Semana do Brincar, estimular a brincadeira. Temos aqui a participação não só de crianças e adolescentes, mas de seus pais também, interagindo com todas as atividades. Quanto mais a gente puder estimular isso, melhor, pois mais do que o lúdico, a gente fala sobre conflitos familiares, inclusive de restabelecimento de vínculos”, afirmou a vice-prefeita Renata Bravo.

A banda marcial da UME Ayrton Senna alegrou a manhã com músicas conhecidas de pais e crianças. Estudantes que participam do Programa Jovem Doutor, por exemplo, desenvolveram brincadeiras como pular corda, praticar bambolê e elástico. Já as equipes da Composta & Cultiva e a OSC Consciência pela Cidadania (Concidadania) apresentaram para o público o trabalho de compostagem e do protagonismo infantil.

Mãe dos pequenos Alice e Antonio, de 8 e 4 anos, Angélica Almeida trouxe os filhos para se divertirem ao ar livre. Mas o evento teve um gosto a mais para ela. “Na correria do dia a dia, esse é um tempo para eles se distraírem e colecionarem momentos também, que ficam guardados pra memória. Eu, por exemplo, tenho uma boa lembrança daqui, principalmente do Aquário, pois eu vinha brincar com meus pais. Agora é a vez deles”, contou.

“Além de toda essa questão do brincar e da criatividade das crianças, nós também trabalhamos durante esta semana a Campanha do Disk 100, com o combate à violência sexual infantojuvenil. Combater qualquer tipo de violência, principalmente o abuso sexual, é feito todos os dias. Temos que protegê-los sempre”, afirmou a chefe do Departamento de Direitos Humanos da Secretaria da Mulher, Cidadania, Diversidade e Direitos Humanos (Semulher), Suzete Faustina.


Foto: Francisco Arrais/Divulgação Prefeitura de Santos
loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.