DERSA segue sem enviar para Santos documento necessário para obra do túnel
Por #Santaportal em 08/06/2015 às 12:23
SANTOS – A DERSA (Desenvolvimento Rodoviário S.A.) não apresentou a prefeitura de Santos o Estudo Prévio de Impacto de Vizinhança (EIV), necessário para obter a licença para construção do túnel Santos – Guarujá, projeto do Governo do Estado que gera muita polêmica, principalmente pelo local escolhido para a implantação. No lado de Santos, por exemplo, as obras aconteceriam em uma área residencial, fato que geraria dezenas de desapropriações.
A informação da perda de prazo foi divulgada pelo prefeito Paulo Alexandre Barbosa ao vereador Evaldo Stanislau (PT), em resposta a requerimento apresentado pelo parlamentar na Câmara de Santos. “A construção do túnel é importante para o desenvolvimento regional, mas o local escolhido pela Dersa está equivocado”, enfatiza o vereador, que já foi o líder da oposição no Legislativo.
A liberação da obra depende agora somente do laudo, conforme exige a Lei Complementar 793/13.
O que é
O EIV é o conjunto de estudos e informações técnicas que pretende diagnosticar á área de influência da construção, avaliar e descrever os impactos que poderá causar e mostrar medidas compensatórias. Dentre os itens a serem avaliados estão a produção de resíduos, poluição sonora, atmosférica, o conforto ambiental, o impacto socioeconômico, a acessibilidade e a mobilidade. O objetivo é preservar a qualidade dos moradores nas proximidades da obra.