Derrite anuncia mudança de gabinete da Segurança Pública para Santos

Por Santa Portal em 07/02/2024 às 20:47

Bernardo Martini/Santa Cecília TV
Bernardo Martini/Santa Cecília TV

O Secretário de Segurança Pública, Guilherme Derrite, anunciou que vai transferir o gabinete da Secretaria de Segurança Pública (SSP) para Santos, nesta quarta-feira (7). Além da mudança, o secretário irá supervisionar pessoalmente a nova fase da Operação Verão, que já está em andamento. 

“Estou transferindo o gabinete da Secretaria de Segurança Pública (SSP) da Capital para Santos, instalando-o aqui na sede do Comando de Policiamento Interno 6, da Baixada Santista. Vou supervisionar pessoalmente essa operação que já está em andamento”, falou Guilherme Derrite durante coletiva de imprensa na sede do CPI-6, em Santos. 

A nova etapa da Operação Verão foi motivada pela morte do policial da Rota, Samuel Wesley Cosmo. Segundo Derrite, as ações locais serão intensificadas e no total 3.150 policiais deverão fazer parte da operação. 

Derrite comentou as ações da PM nas comunidades das cidades da Baixada Santista. De acordo com o secretário, as pessoas de bem que moram nesses locais são as que mais sofrem as ações do crime organizado.

“Vou solicitar ao Ministério Público e Poder Judiciário que possamos atuar em conjunto após as informações da inteligência serem informadas. Eventualmente, uma solicitação de mandado de busca e apreensão ao Poder Judiciário passando pelo crivo do Ministério Público será muito importante para que todos estejam atuando em conjunto. Confio nas instituições do Estado de São Paulo, confio no Ministério Público e tenho certeza que através do seu grupo especializado, que é o Gaeco, eles vão sim, são mais fortes conosco. Afinal de contas, aqui ninguém está defendendo o interesse institucional ou pelo fato de termos a morte de policiais. Nós estamos defendendo antes de mais nada a população, o povo paulista, em especial a maioria”.

Dois policias mortos em cinco dias

Nos últimos cinco dias, dois policiais militares foram mortos por criminosos na região. Na última sexta-feira (2), um oficial da Rota foi baleado no olho e morreu, em Santos. Já na manhã desta quarta-feira (7), dois policiais do Baep foram alvejados e um deles morreu no bairro São Manoel, em Santos; Relembre.

Policial da Rota baleado no olho

Na última sexta-feira (2), o soldado Samuel Wesley Cosmo das Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota) foi baleado no olho em serviço, na Zona Noroeste, em Santos. O crime ocorreu durante incursão da Rota no Caminho da Capela, no Rádio Clube.

Wesley Cosmo foi levado, de viatura, para Santa Casa de Santos, mas não resistiu e morreu na noite da última sexta-feira (2). 

Durante os primeiros atendimentos ao policial militar na Santa Casa, surgiu aos seus colegas a notícia de que uma enfermeira teria transmitido áudio pelo WhatsApp sobre a entrada do soldado baleado na unidade. Os PMs checam essa informação para saber se o destinatário dela teria alguma ligação com a tentativa de homicídio.

A confirmação da morte do soldado foi feita pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, que prestou homenagem nas redes sociais. Em resumo, ele prometeu identificar e prender os criminosos responsáveis por essa tragédia.

Cabo morre e sargento leva tiro

Um cabo e um sargento do 2º Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep) foram baleados no São Manuel, bairro às margens da Via Anchieta, em Santos, na manhã desta quarta-feira (7). Socorridas pelos colegas, as vítimas foram encaminhadas à Santa Casa, onde uma delas morreu. Um terceiro homem, acusado de integrar o Primeiro Comando da Capital (PCC), também faleceu.

O policial morto é o cabo José Silveira dos Santos. Ele era casado e deixa dois filhos. Com o apoio do helicóptero Águia, da Polícia Militar, buscas para prender o autor ou autores dos disparos são realizadas. Baleado na cabeça, o estado clínico do sargento é grave, segundo apurou o Santa Portal.

Um suposto bandido também foi baleado e outro, identificado pelo apelido de B12, integrante do PCC, morreu ao tentar fugir pulando da janela de um apartamento de um conjunto habitacional do bairro. Em decorrência da queda, ele faleceu no local. Ainda não há informações sobre o marginal ferido a tiro. Conforme nota da PM, o cabo “foi covardemente alvejado por criminosos”.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.