Defesa Civil recomenda demolição de estrutura de galpão atingido por incêndio

Por Santa Portal em 23/02/2024 às 21:00

Patrícia Nunes/Santa Cecília TV
Patrícia Nunes/Santa Cecília TV

A Defesa Civil de Santos informou que concluiu a vistoria e recomendou a demolição do galpão da empresa Dínamo, no Centro da Cidade, que pegou fogo no início da madrugada da última segunda-feira (19). O incêndio foi extinto após mais de 50 horas de trabalho do Corpo de Bombeiros no armazém.

Segundo a Defesa Civil, o órgão está fazendo as orientações de segurança aos proprietários. A estrutura do galpão está comprometida e terá que ser demolida. A empresa responsável pelo edifício, assim que a perícia liberar, entrará com profissional especializado.

A Defesa Civil recomendou que fosse feito escoramento provisório para este trabalho.

“Informamos ainda que as vistorias (no galpão e na região do entorno da ocorrência) foram realizadas concomitante à ação de combate, ou seja, na segunda. Salientamos que, no momento, a polícia faz a preservação da cena para a perícia criminal que tentará indicar as circunstâncias do sinistro”, diz a Defesa Civil.


Foto: Patrícia Nunes/Santa Cecília TV

Roubos no local

Por meio de nota, a Dínamo Inter Agrícola “expressa sua preocupação com a segurança de indivíduos que têm invadido suas instalações”. Diante dessa situação recorrente, a empresa tem solicitado reforços das forças policiais, incluindo a Polícia Civil e a Guarda Civil Municipal (GCM).

Com temperaturas ainda elevadas e risco de desabamento das estruturas, o perigo para quem adentra o espaço sem autorização aumenta consideravelmente.

Além disso, existe também uma preocupação muito grande com a contaminação do local, o que dificultaria o trabalho da perícia.

A empresa permanece colaborando com as autoridades e vem adotando as medidas necessárias visando coibir tais invasões e garantir um ambiente seguro.

PF abriu inquérito

A Polícia Federal (PF) em Santos instaurou inquérito policial e deu início às investigações para apurar as circunstâncias que deram início ao incêndio ocorrido nas instalações da empresa Dínamo, no Centro da cidade, que teve início na madrugada da última segunda.

De acordo com a PF, será realizada a perícia no local do incêndio por peritos criminais federais do Instituto Nacional de Criminalística para a determinação das possíveis causas do fogo no local.

Os levantamentos preliminares já foram realizados e assim que a Defesa Civil liberar o local, a perícia será iniciada.


Foto: Divulgação/Praticagem de SP

Trânsito

Com a finalização dos trabalhos dos Corpo de Bombeiros no armazém, no bairro Paquetá, atingido por grande incêndio, foi reativado, no final da tarde da última quinta-feira (22), o desvio implantado para execução das obras da segunda fase do VLT que ocorrem na Rua João Pessoa, entre a Rua Dr. Cochrane e a Avenida Conselheiro Nébias.

A rota alternativa retomada, a partir do trecho bloqueado da João Pessoa, é pela Rua Dr. Cochrane seguindo pela Rua General Câmara.

Relembre

Um incêndio de grandes proporções tomou conta de um galpão localizado na Rua João Pessoa, no bairro Paquetá, no Centro de Santos, durante na noite do último domingo (18).

De acordo com o Corpo de Bombeiros, 10 viaturas e equipes de Santos, São Vicente e Cubatão estão no local para atuar no combate às chamas, que começaram por volta das 23h40 de domingo (18). Os locais afetado são galpões da empresa Dínamo Inter-Agrícola, utilizados pela Receita Federal e, até às 10h30, o fogo não havia sido completamente extinto.

Santa Portal teve acesso ao interior do galpão e fez imagens exclusivas, que mostram até mesmo uma aeronave, que seria um dos itens leiloados pela Receita Federal

Agentes do Corpo de Bombeiros confirmaram para a reportagem da Santa Cecília TV no local, que dentre os itens dentro do galpão havia uma aeronave. Eles ainda disseram que o incêndio não estava totalmente controlado e por isso, a Defesa Civil cortou o fornecimento de energia e de água dos arredores.

A Defesa Civil informou que não há previsão de retorno da eletricidade ou da água e que esses dois serviços só serão religados assim que o Corpo de Bombeiros assegurar a segurança do local.

Ainda segundo a brigada, o incêndio pode ter sido causado por um curto-circuito, mas ainda serão feitas outras vistorias a fim de confirmar a causa das chamas. 

Bernardo Martini/Santa Cecília TV

Lotes

Dentro do galpão estavam itens que seriam destinados para um leilão promovido pela Receita Federal. Celulares, smartwatches e perfumes estão entre os objetos que seriam leiloados.

O lote mais bem avaliado contava com mais de 100 mil itens de informática, incluindo adaptadores, USB bluetooth, fones de ouvido, câmeras e cabos USB. Ao todo, os itens desse lote estavam orçados em R$ 850 mil.

Já o segundo e terceiro itens, que tinham roupas de diversas marcas, bem como acessórios para celular, estavam avaliados em R$ 350 mil.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.