Bombeiros confirmam fim do incêndio e PF instaura inquérito para apurar causas

Por Guilherme Esron em 21/02/2024 às 21:16

Divulgação
Divulgação

O Corpo de Bombeiros confirmou que o combate às chamas no galpão da Receita Federal, no Paquetá, em Santos, terminou nesta quarta-feira (21). Segundo a brigada, todas as viaturas que atuavam na ocorrência estão voltando às suas respectivas bases.

Com o fim do incêndio, os agentes trabalham agora na fase de rescaldo, que é o período após a ocorrência onde são realizadas ações para avaliar, analisar e lidar com as consequências e impactos do incêndio.

Ainda nesta quarta-feira (21), a Polícia Federal (PF) instaurou inquérito policial e começou às investigações com fins de apurar as circunstâncias que deram início ao incêndio ocorrido nas instalações da empresa Dínamo, no centro de Santos, na noite do último domingo (18).

A empresa de armazenagem Dínamo Inter-Agrícola é a responsável pela guarda dos bens e mercadorias retidos pela Receita Federal. Será realizada a perícia no local do incêndio por Peritos Criminais Federais do Instituto Nacional de Criminalística para a determinação das possíveis causas.

Os levantamentos preliminares já foram realizados e assim que a defesa civil liberar o local, a perícia será iniciada.

Relembre

Um incêndio de grandes proporções tomou conta de um galpão localizado na Rua João Pessoa, no bairro Paquetá, no Centro de Santos, durante na noite do último domingo (18).

De acordo com o Corpo de Bombeiros, 10 viaturas e equipes de Santos, São Vicente e Cubatão estão no local para atuar no combate às chamas, que começaram por volta das 23h40 de domingo (18). Os locais afetado são galpões da empresa Dínamo Inter-Agrícola, utilizados pela Receita Federal e, até às 10h30, o fogo não havia sido completamente extinto.

Santa Portal teve acesso ao interior do galpão e fez imagens exclusivas, que mostram até mesmo uma aeronave, que seria um dos itens leiloados pela Receita Federal

Agentes do Corpo de Bombeiros confirmaram para a reportagem da Santa Cecília TV no local, que dentre os itens dentro do galpão havia uma aeronave. Eles ainda disseram que o incêndio não estava totalmente controlado e por isso, a Defesa Civil cortou o fornecimento de energia e de água dos arredores.

A Defesa Civil informou que não há previsão de retorno da eletricidade ou da água e que esses dois serviços só serão religados assim que o Corpo de Bombeiros assegurar a segurança do local.

Ainda segundo a brigada, o incêndio pode ter sido causado por um curto-circuito, mas ainda serão feitas outras vistorias a fim de confirmar a causa das chamas. 

Lotes

Dentro do galpão estavam itens que seriam destinados para um leilão promovido pela Receita Federal. Celulares, smartwatches e perfumes estão entre os objetos que seriam leiloados.

O lote mais bem avaliado contava com mais de 100 mil itens de informática, incluindo adaptadores, USB bluetooth, fones de ouvido, câmeras e cabos USB. Ao todo, os itens desse lote estavam orçados em R$ 850 mil.

Já o segundo e terceiro itens, que tinham roupas de diversas marcas, bem como acessórios para celular, estavam avaliados em R$ 350 mil.

O que diz a Prefeitura

Em nota, a Prefeitura de Santos informou que a Defesa Civil foi acionada e fará a vistoria estrutural do local assim que houver condições para adentrar no galpão.

A Dínamo Inter-Agrícola informou que a empresa possui seguro do galpão e que as medidas cabíveis estão sendo tomadas para investigar as causas do incêndio junto aos órgãos competentes.

“A Dínamo reitera que nenhum funcionário ficou ferido e que não houve vítimas. A empresa está colaborando integralmente com as autoridades para esclarecer os fatos e garantir a segurança de todos os seus colaboradores, clientes e comunidade”, diz o comunicado.

A Receita Federal informou por meio de nota que monitora de perto o ocorrido e que autoridades da instituição no estado de São Paulo estão mobilizadas desde cedo acompanhando o caso.

Idoso passa mal e é internado

Um idoso de 79 anos passou mal e sofreu um infarto após ver o incêndio que atingiu um galpão na Rua João Pessoa, no bairro Paquetá, em Santos. Segundo pessoas que moram próximas ao edifício onde o idoso mora, na Rua General Câmara, mesmo quarteirão onde fica o depósito, o susto com o fogo no galpão teria causado o infarto. Os vizinhos acionaram o Samu e carregaram o idoso para a ambulância.

Procurada pelo Santa Portal, a Prefeitura de Santos confirma que a vítima foi resgatada pelo Samu e encaminhada para a UPA Central. O estado de saúde dele, porém, não foi informado.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.