Defesa Civil instrui moradores quanto riscos de deslizamentos nos morros de Santos
Por #Santaportal em 02/12/2020 às 12:02
SANTOS – Na última terça-feira (1º) a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Estado de São Paulo deu início a Operação Chuvas de Verão, com a implementação do Plano Preventivo da Defesa Civil (PPDC) nas cidades do estado. Em Santos, os agentes do órgão instruiram os moradores das encostas dos morros sobre os riscos de deslizamentos diante do aumento de chuvas entre dezembro e abril.
A ação tem como foco as casas localizadas nas áreas afetadas pelos deslizamentos de março deste ano, que acarretaram na morte de 45 pessoas em Santos, São Vicente e Guarujá. Segundo Victor Valle, geólogo da Defesa Civil de Santos, mesmo que eventos como o de março aconteçam a cada 100 anos, o momento é de atenção, já que o ano de 2020 foi atípico em termos meteorológicos.
“Esse foi o sétimo ano mais chuvoso da série histórica, iniciada em 1940. Praticamente em todos os meses foi registrado volume acima da média. E ainda temos que contabilizar o mês de dezembro, conclui Valle. Os agentes iniciaram a entrega de comunicados no Morro do Marapé, e vão continuar nos próximos dias nos Morros do José Menino, Monte Serrat, Fontana, Pacheco, São Bento, Penha, Saboó, Nova Cintra, Santa Maria, Caneleira, Jabaquara e Ilhéus.
A operação permanece até o dia 30 de abril de 2021. Na última temporada de verão 2,3 mil famílias receberam a visita dos funcionários da Defesa Civil. Daniel Onias, chefe do departamento, explica que situações de riscos podem ser previstas por trincas, rachaduras no piso ou na parede da casa, árvores e postes inclinados, bem como estalos em rochas. Caso o morador se atente a qualquer um desses sinais é necessário procurar um lugar seguro e ligar para a Defesa Civil pelo telefone 199 ou 3298-1000.