Consumidores de Santos podem tirar dúvidas sobre Black Friday no Procon Móvel nesta quinta

Por Santa Portal em 13/11/2024 às 16:00

Raimundo Rosa/Divulgação Prefeitura de Santos
Raimundo Rosa/Divulgação Prefeitura de Santos

Especialistas do Procon-SP vão atender consumidores de Santos nesta quinta-feira (14), com dicas sobre cuidados nas compras durante a Black Friday, esclarecendo dúvidas sobre os direitos dos consumidores e recebendo reclamações.

Uma unidade móvel da Fundação Procon-SP (Procon Móvel) estará no Boulevar das Artes Othon Feliciano (próximo à Av. Ana Costa, 555), no coração do Gonzaga – principal centro comercial e de turismo de Santos, das 10h às 16h.

Ao longo de todo o mês de novembro, o Procon-SP está realizando atendimento presencial em postos em estações da CPTM, Metrô e EMTU na Capital e em várias cidades do interior e do litoral, para deixar os consumidores mais bem informados sobre algumas ofertas que não respeitem os seus direitos.

Monitoramento de preços

O Procon-SP está, desde meados de outubro, monitorando preços de 60 produtos em mais de 10 sites de e-commerce, para identificar eventuais práticas abusivas ou de ofertas indevidas durante a Black Friday, que se tornou um dos períodos de vendas mais relevantes para o comércio brasileiro.

E como em todos os anos o número de reclamações aumenta bastante, o Procon-SP vem adotando uma política de monitoramento prévio de preços, criando um repertório de informações para servirem de comparação e de referência para casos em que os consumidores relatarem situações de ofertas enganosas.

Ações preventivas

Também de forma preventiva, o Procon-SP enviou para empresas com muitas reclamações e entidades representativas dos fornecedores, recomendações sobre como agir e evitar a repetição dos problemas, com base nas queixas feitas durante a Black Friday do ano passado.

Além disso, o órgão paulista de defesa do consumidor elaborou uma série de ações de orientação a consumidores e fornecedores, com o objetivo de reduzir a quantidade de problemas e de reclamações formalizadas em sua plataforma.

“O Procon-SP vem investindo bastante na prevenção e na orientação de fornecedores e consumidores, com o objetivo reduzir as reclamações e melhorar as relações de consumo em todo o Estado. E continua acompanhando os grandes eventos para evitar práticas abusivas e o não cumprimento do Código de Defesa do Consumidor”, afirma Luiz Orsatti Filho, diretor Executivo do Procon-SP.

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