01/12/2022

Defesa Civil dá início a Operação Chuvas de Verão para evitar tragédias na região

Por Santa Portal em 01/12/2022 às 21:00

(Foto: Divulgação/Prefeitura de São Vicente)
(Foto: Divulgação/Prefeitura de São Vicente)

O verão começa em 20 dias e com ele chega também as tempestades e um grande volume de chuva, que podem causar desastres na região. Com o objetivo de amenizar os impactos da chuva, a Defesa Civil do Estado de São Paulo iniciou oficialmente, nesta quinta-feira (1º), a Operação Chuvas de Verão 2022/2023. Na Baixada Santista, Guarujá, Cubatão e Santos já iniciaram a execução do plano preventivo de chuvas de verão.

De acordo com a Defesa Civil do Estado de São Paulo, durante o ano foram realizadas oito oficinas com aulas teóricas e práticas sobre como agir diante de ocorrências como deslizamento de terra, inundação, montagem de abrigo e gestão de crise. Ao todo foram capacitados cerca de 800 agentes municipais, que serão multiplicadores em suas regiões.

A abertura do programa aconteceu no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo e contou com a presença do Governador do Estado, Rodrigo Garcia, do Secretário-Chefe da Casa Militar e Coordenador de Proteção e Defesa Civil, Cel PM Henguel Ricardo Pereira, Diretores e Autoridades, além dos Coordenadores Regionais e Municipais da Defesa Civil.

Resultado Operação Chuvas de Verão 2021/2022

Em todo o estado, foram registradas 50 mortes, sendo 31 por deslizamentos, 14 por enchente/enxurrada, duas por raios e uma por inundação. O período mais crítico foi o fim do mês de janeiro, no qual 39 municípios foram atingidos, resultando em 603 desabrigados, 5.131 desalojados e 34 mortes.

Dentre as várias atribuições da Defesa Civil do Estado destacamos a recuperação dos municípios paulistas após a ocorrência de desastres. Nos últimos três anos foram destinados R$ 110 milhões para obras de recuperação e contratação de serviços emergências, incluindo os R$ 13 milhões que foram repassados para as cidades atingidas pelas chuvas do fim do mês de janeiro.

Inovações para 2022

Um exemplo de inovação é o monitoramento das encostas por sensores que captam a movimentação do solo e com isso emitem alertas para o Centro de Gerenciamento de Emergências da Defesa Civil. Existe um projeto piloto em andamento no município de Franco da Rocha.

Neste ano a população já conta com a emissão de alertas pelo Whatsapp. Agora, além do envio dos alertas pelo SMS 40199, as mensagens são recebidas pelo aplicativo de conversas instantâneas. Basta um cadastro enviando uma mensagem para o número 61-2034-4611 e seguir as orientações do chatbot.

Outra importante inovação é a ferramenta de monitoramento em plataforma georeferenciada, capaz de identificar, em tempo real, áreas com possibilidade de deslizamento de terra em todo o território do estado de São Paulo.

A nova tecnologia foi desenvolvida pela Climatempo e disponibilizada para a Defesa Civil estadual. A ferramenta utiliza dados de estações meteorológicas de superfície, satélites e radares. Os dados gerados por estes instrumentos suportam os modelos de previsão que juntamente com o histórico de ocorrências do banco de dados da Defesa Civil, elaboram as previsões.

Com uso de inteligência artificial todas estas informações são cruzadas e é possível estimar locais com risco iminente a sofrerem um deslizamento de terra. Este monitoramento será disponibilizado em operação de 24 horas durante o período chuvoso.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.