Cronograma de obras do túnel Santos-Guarujá será apresentado na quarta em Brasília

Por Rodrigo Martins em 11/03/2024 às 21:00

Helder Lima/Divulgação Prefeitura de Guarujá
Helder Lima/Divulgação Prefeitura de Guarujá

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, afirmou durante agenda oficial nesta segunda-feira (11) na região que o cronograma do túnel Santos-Guarujá será anunciado na próxima quarta-feira (13), em Brasília.

De acordo com o ministro, na ocasião serão detalhadas a previsão de investimentos, obras e audiências públicas da ligação seca, que será viabilizada com investimento de R$ 5,9 bilhões, por meio de uma parceria entre os governos Federal e do Estado de São Paulo.

“A gente está trabalhando para melhorar e fazer com que a gente entregue este modal de transporte. Na próxima quarta-feira, nós estaremos em Brasília para apresentar ao povo de São Paulo e ao povo brasileiro o cronograma das obras. Vamos mostrar toda a modelagem, todo passo a passo do projeto, as audiências públicas, início das licitações e os prazos para a execução das obras”, disse Costa Filho.

Durante agenda na Baixada Santista, Costa Filho esteve pela manhã acompanhando o início das obras de ampliação do Aeroporto em Guarujá, projeto que contempla um total de quatro fases. Na primeira, serão investidos mais de R$ 20 milhões para melhorias as alças de taxiamento e a pista principal, além do terminal de passageiros. O projeto de construção do novo aeroporto deve ser concluído em dois anos.

No começo da tarde, o ministro do MPor anunciou um pacote de investimentos para os próximos anos no Porto de Santos.

Cronograma das obras do túnel Santos-Guarujá

A ligação seca entre Santos e Guarujá terá uma extensão total de 1,5 km, por meio de um túnel imerso de 870 metros, por baixo do canal portuário. O trecho vai ligar as regiões de Outeirinhos e Macuco, em Santos, até Vicente de Carvalho, em Guarujá.

O empreendimento prevê uma ciclovia, passagem para pedestres e três faixas de rolamento por sentido, sendo uma adaptável ao VLT (Veículo Leve sobre Trilhos).

O túnel será composto por seis módulos de concreto pré-modulado. Eles serão construídos em uma doca seca e transportados por flutuação até o local onde o leito do canal será preparado. Assim, os módulos serão imersos, encaixados e fixados para concluir a estrutura.

De acordo com os responsáveis pela obra, o projeto terá grande impacto positivo no sistema viário dos municípios, principalmente na alta temporada. O túnel deverá reduzir o tempo de deslocamento entre as duas cidades em cerca de 50 minutos, desafogar a Rodovia Cônego Domênico Rangoni (SP-055) e liberar o canal do porto para uso prioritário de navios de carga e de passageiros.

A previsão é que o túnel, diariamente, beneficie cerca de 28 mil usuários do sistema de catraias e balsas – a estimativa é de redução de 70% da demanda da balsa da Ponta da Praia. Também vai garantir acesso mais rápido de caminhões aos dois terminais portuários, reduzindo em 53% a emissão veicular de dióxido de carbono.


Foto: Divulgação/APS
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