13/12/2022

Criadora do Santa In Concert, Maria Lúcia de Godoy morre aos 78 anos

Por Santa Portal em 13/12/2022 às 11:34

Arquivo/Pessoal
Arquivo/Pessoal

A professora de História da Arte da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Maria Lúcia Godoy, morreu aos 78 anos no último domingo (11), em Campinas. Informações sobre a causa da morte não foram divulgadas.

Malu, como era conhecida, foi aluna da Unisanta e, após acabar o curso, se tornou professora da universidade. Maria Lúcia foi a criadora do projeto Santa In Concert, que tinha como objetivo revelar talentos e dar oportunidades aos músicos e bandas locais.

O projeto foi criado em 1990 e seguiu até meados da década passada. O Santa In Concert foi um projeto interno da faculdade que se tornou um dos primeiros programas da grade da Santa Cecília TV.

“Malu era entusiasmo, vibração, capacidade para criar, se comunicar. Ela deixa um legado muito importante, o de amor à arte e a cultura. Malu, onde quer que você esteja, que você continue inspirando tantos talentos como fez no Santa In Concert e como educadora”, lamenta Dra. Sílvia Teixeira, Reitora da Unisanta.

O projeto é lembrado por amigos e admiradores da arte e do processo criativo de Maria Lúcia, que por onde passava se dedicava à arte e aos amigos.

“A Malu, foi uma grande companheira, trabalhávamos juntos no curso de Artes da Unisanta, ela como professora de Música e História da Arte e eu como professor de Teatro. Inevitavelmente a gente se encontrava no Teatro Experimental, pois ela era preparadora vocal do grupo”, relembra Gilson de Melo Barros, diretor do Teatro Experimental de Pesquisas.

Arquivo pessoal

A criadora do projeto esteve sempre preparada para ajudar os atores e cantores com a preparação das vozes para o momento da apresentação. De acordo com Gilson, ela tinha muita facilidade e disponibilidade para ajudar e por isso sempre foi muito querida pelos participantes das orquestras e teatros.

O diretor conta que Maria Lúcia estava bastante doente e nos últimos anos foi diagnosticada com Alzheimer e por conta disso estava debilitada.

A artista plástica Beatriz Rota Rossi conta que a aluna entrou na faculdade nos anos 1970 e sempre foi muito dedicada às aulas, por isso foi nomeada professora logo após se formar.

“Tínhamos muitos alunos e precisávamos de professor e ela estava fazendo cursos e pesquisas e dividimos as aulas de História da Arte”, relembra.

Em todos os anos do projeto, Maria Lúcia trabalhou muito para conseguir padrões cada vez mais altos para o projeto que dedicava meses de preparação.

“Ela se dedicava com toda paixão ao Santa In Concert, era um trabalho lindo, muito trabalhoso. Era um trabalho esperado por toda a comunidade musical santista. O trabalho dela era lindo e deixa uma saudade enorme, foi uma honra ter trabalhado com ela”.

O jornalista Humberto Challoub foi aluno da Maria Lúcia e relembra que as aulas eram interessantes e que a professora sempre trazia algo diferente para as aulas.

“Por certo, todos vão lembrar da professora Malu como a coordenadora do projeto Santa In Concert, que consistia em fornecer oportunidade para todos que quisessem participar, ela vai deixar muita saudade por isso”.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.