Corinthians reforça Sub-20 com a contratação de Jesse Costa, ex-Wolfsburg; conheça o jogador
Por Santa Portal em 18/11/2024 às 09:14
O Corinthians fez uma janela de transferências bem movimentadas, com nomes como Hugo Souza, André Ramalho, André Carrillo e Memphis Depay. Porém, uma contratação internacional também chegou para o time sub-20, o canadense Jesse Costa.
A expectativa é que a equipe sub-20 deve ganhar fôlego nas partidas e em plataformas como a Betano Brasil com a chegada do jogador. Saiba quando apostar e quando parar.
O jogador de 19 anos estava livre no mercado e assinou com o Timão sem nenhum custo. Inicialmente, ele fica apenas nas categorias de base, mas para 2025 poderá integrar o elenco profissional, se for de interesse da comissão técnica.
Quem é Jesse Costa?
Aos 19 anos, Jesse Costa, nascido no Canadá, possui dupla nacionalidade portuguesa. Ele atuou pelas categorias de base da Seleção de Portugal até o sub-18, mas optou por representar o Canadá na equipe sub-20.
O atleta começou a sua carreira no ProStars FC, do Canadá, mas chegou ao Wolfsburg em 2021/22, da Alemanha, inicialmente para o time sub-17. Na temporada seguinte, começou no sub-19, mas foi promovido ao time B do Wolfsburg. Retornando ao sub-19, esteve em campo 19 vezes pela Bundesliga e Copa da Alemanha de base, anotando um gol.
Após não renovar o seu vínculo, o meio-campista de 1,84 de altura ficou livre no mercado e assinou com o Corinthians. Vale destacar que em julho ele disputou a Concacaf sub-20 pelo Canadá, onde entrou em campo quatro vezes e contribuiu com uma assistência.
Jesse foi o capitão da equipe, que avançou a primeira fase na segunda posição do Grupo B, mas caiu nas quartas de finais diante do Panamá por 2 a 1, se despedindo da competição.
Expectativas para Jesse Costa no Corinthians
O Corinthians entende que Jesse Costa foi uma oportunidade de mercado. Apesar de nunca ter jogado profissionalmente, tem bagagem de base na Europa, com direito a duelos por duas seleções.
Jovem, com 19 anos, chega para mostrar o seu valor na equipe sub-20, comandada por Raphael Laruccia. Vale destacar que mesmo se Ramón Diaz tivesse o interesse em já promover Jesse Costa no elenco principal em 2024, enfrentaria um problema.
A janela de transferências no Brasil está fechada, portanto, não permite novas inscrições para o Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil. Com isso, ele só poderia ser inscrito para as semifinais da Copa Sul-Americana, no lugar de outro atleta, o que se torna inviável.
A ideia é que ele seja um dos atletas do clube na Copa São Paulo de Futebol Júnior em 2025.
Se houver destaque e a comissão técnica entender que o jogador deve subir para o time principal, poderá começar a sua trajetória profissionalmente já no Campeonato Paulista, disputado nos primeiros meses da temporada.
Como chega sem custos, a aposta é encarada como uma boa oportunidade e, inclusive, tem a expectativa de render valores financeiros com uma transação futura.