19/02/2015

Corinthians arrasa com São Paulo na estreia da fase de grupos

Por Juan Reol/#Santaportal em 19/02/2015 às 00:53

CLÁSSICO – Deu Corinthians-SP por 2 a 0 contra o São Paulo-SP na disputa do mais importante clássico Majestoso da história de 80 anos do encontro entre dois dos quatro times de futebol de maior importância do Estado de São Paulo. No confronto de estreia da fase de grupos da Taça Libertadores da América 2015, o Timão saiu na frente para se classificar às oitavas de final. A partida aconteceu na noite de quarta-feira (18), na Arena Corinthians (Itaquerão), em São Paulo (SP). Ainda na briga por uma das duas vagas o San Lorenzo-ARG e o Danúbio-URU.

Difícil indicar o melhor jogador corintiano em campo, se foi Elias, autor do primeiro gol, Jadson, que deu uma assistência e marcou o segundo, ou Emerson Sheik, monstro em campo e, no auge de seus 36 anos, correndo como um menino em campo. Por outro lado, fácil indicar o pior pelo São Paulo-SP, o treinador Muricy Ramalho, perdido no comando técnico, deixando se levar pelo “nó tático” aplicado por Tite.

Desde o começo o Corinthians-SP deixou claro o que faria nos 90 minutos de jogo: pressão na marcação e, no vacilo adversário, gol. E não demorou muito tempo para o golaço de Elias, que aconteceu aos 11 minutos da etapa inicial.

O lindo troque de passes que resultou no primeiro gol da noite começou com o próprio camisa 7, que avançou e tocou para Danilo, o maestro que, igual ao vinho, quanto mais velho, melhor, ajeitou para Jadson, que lançou de volta ao volante, por cima. Elias, no sem pulo, de perna direita, mandou sem chances para o goleiro Rogério Ceni. Timão na frente, para delírio da fiel torcida, que quebrou recorde de público pagante no Itaquerão: 38.413 (com exceção dos jogos válidos pela Copa do Mundo Fifa Brasil 2014).

Na frente no marcador, o Timão começou a atuar do jeito que o técnico Tite gosta, atrás. Firme na marcação, sempre em cima do lance, o Corinthians-SP dominava as principais ações. E, em caso de bobeira são-paulina, contra-ataque rápido.

Fato curioso é que o Corinthians-SP é uma equipe retranqueira nas mãos de Tite. A diferença está na qualidade individual dos jogadores, principalmente os que compõe, até o momento, o melhor meio de campo do futebol brasileiro, com Ralf, Elias, Renato Augusto, Jadson e Danilo. Além disso, Emerson Sheik, que por bobeira do ex-técnico Mano Menezes foi emprestado, em 2014, ao Botafogo-RJ, voltou com tudo nesse ano. Joga muito o atacante naturalizado qatari.

Sem nenhuma substituição para o segundo tempo, as equipes mantiveram na etapa final a mesma postura, Corinthians-SP tomando todas as ações em campo, com um São Paulo-SP preso em uma formação tática inexplicável pelo já ultrapassado Muricy Ramalho.

Aos 23 minutos mais festa aos fiéis torcedores. Emerson Sheik roubou a bola do lateral-direito Bruno (com falta) e avançou para o campo adversário. Pelo meio Elias e mais para a esquerda, Jadson. O camisa 11 escolheu o 10 para finalizar a linda jogada de contra-ataque. Ele matou a bola na pequena área, cortou para o meio e chutou sem força, mas o suficiente para Rogério Ceni apenas tocar a mesma com a mão, sem conseguir defender, amargando o segundo do arquirrival. A polêmica da falta ou não no atleta são-paulino rendeu duras criticas de PH Ganso ao árbitro Ricardo Marques Ribeiro, que deu cartão amarelo ao meio-campista.

Nos minutos finais, com a mesma pressão, o Corinthians-SP perdeu a chance de fazer, pelos menos, mais três gols. Em duas delas, o meia Danilo, de frente para o gol, mas de fora da área, mandou perto, mas por cima.

Vitória arrasadora do Timão na Libertadores da América 2015 em seu terceiro jogo. Vale lembrar que a equipe paulista entrou na primeira fase da competição sul-americana, que é de mata-mata, quando goleou por 4 a 0 e empatou em 1 a 1 com o Once Caldas-COL.

Ao São Paulo-SP, que também tem um excelente elenco, fica o questionamento sobre a capacidade do truculento técnico Muricy Ramalho, muito criticado, principalmente pela entrada do questionado Reinaldo no lugar de Alan Kardec e pela postura perdida à beira do campo, sem saber como reagir à pressão corintiana. Outro erro do treinador foi escalar Michel Bastos de volta à lateral-esquerda. Nas partidas anteriores ele arrebentou como meia.

Pela Libertadores da América, o Corinthians-SP volta a campo no dia 4 de março, às 22 horas, para enfrentar o San Lorenzo-ARG, atual campeão, no Estádio Nuevo Gasômetro, em Buenos Aires, na Argentina. Já o São Paulo-SP tenta seus primeiros pontos na competição na quarta-feira (25), às 22 horas, no Estádio Cícero Pompeu de Toledo (Morumbi), em São Paulo-SP, quando enfrenta o Danúbio-URU.

Libertadores da América 2015
Corinthians 2 x 0 São Paulo
Data: 18/02/2015, às 22 horas
Local: Estádio Arena Corinthians (Itaquerão), em São Paulo (SP)
Público pagante: 38.413 / Público total: 39.026 / Renda: R$ 3.528.236,00
Arbitragem: Ricardo Marques Ribeiro (MG), auxiliado por Cleriston Clay Barreto Rios (SE) e Guilherme Dias Camilo (MG)
Cartões amarelos: Felipe (Corinthians) / Denílson, Ganso e Luís Fabiano (São Paulo).

Gols: Elias (11min/1ºT) e Jadson (23min/2ºT) (Corinthians).

Corinthians: Cássio; Fagner, Felipe, Gil e Fábio Santos; Ralf; Jadson (Mendoza), Elias (Bruno Henrique), Renato Augusto e Emerson (Malcom); Danilo. Treinador: Tite.

São Paulo: Rogério Ceni; Bruno, Toloi, Dória e Michel Bastos; Denílson; Maicon (Thiago Mendes) e Souza; PH Ganso; Luís Fabiano e Alan Kardec (Reinaldo). Treinador: Muricy Ramalho.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.