Conheça a história da Nossa Senhora do Monte Serrat, padroeira de Santos

Por Marcela Ferreira em 25/08/2021 às 06:13

(Foto: Fundação Arquivo e Memória de Santos)
(Foto: Fundação Arquivo e Memória de Santos)

O dia da padroeira de Santos, Nossa Senhora do Monte Serrat, foi instituído no dia 8 de setembro, e o feriado é celebrado na cidade desde a década de 1950. Mas você conhece a história por trás desta data? A devoção à Nossa Senhora do Monte Serrat teve início na Espanha, nos primeiros tempos do cristianismo.

Segundo o professor de História Bruno Alves, o Monte Serrat, na Espanha, foi o local onde o primeiro santuário foi dedicado à Nossa Senhora. “De acordo com a história da padroeira, a imagem foi levada à Barcelona nos primeiros tempos do cristianismo e ali venerada, porém, no tempo em que havia invasões nas cidades, os fiéis esconderam a imagem para que não fosse destruída pelos invasores”, explica.

Nossa Senhora do Monte Serrat - Fotos Antigas
Vista da igreja de Nossa Senhora do Monte Serrat (Foto: Fundação Arquivo e Memória de Santos)

“A lenda conta que dois séculos depois, a imagem foi encontrada e tentaram levá-la em romaria à cidade de Manresa na Espanha, mas não foi possível, pois em certo ponto as pessoas não conseguiam mais transportá-la, como se fosse sua vontade continuar no local. Então, a imagem ficou em uma capela da aldeia, onde a Virgem de Monte Serrat começou a realizar curas”, diz o professor.

O Padre Claudenil Moraes da Silva, que atua na organização da festa de Nossa Senhora do Monte Serrat, ela ficou conhecida como “La Moreneta”, na época em que São Pedro levou a imagem de Nossa Senhora ao primeiro santuário, construído no século VIII. “Ela foi escondida na caverna por conta da invasão muçulmana, e por isso exatamente que ela tem esse nome ‘La Moreneta’, porque ficou escura ao ficar por muitos anos ficou escondida na caverna”, diz o padre.

Nossa Senhora do Monte Serrat - Fotos Antigas
Imagem de Nossa Senhora do Monte Serrat (Foto: Fundação Arquivo e Memória de Santos)

Estima-se que a imagem de Nossa Senhora do Monte Serrat chegou ao Brasil por volta de 1599, trazida pelos monges da ordem do Beneditinos. “Os monges beneditinos chegaram ao Brasil no final do século XVI no contexto da União Ibérica e além da capela construída em Santos, existem também construções em homenagem a Nossa Senhora do Monte Serrat datadas do final do século XVI e início do século XVII em outras cidades do Brasil como Rio de Janeiro e Salvador. A capela de Santos provavelmente foi construída entre os anos de 1598 e 1603”, explica o professor de história Bruno Alves.

Padroeira de Santos

Na antiga Santos, a igreja de Nossa Senhora do Monte Serrat, construída em um ponto considerado central e mais alto da cidade na época, servia também como abrigo durante ataques de piratas e corsários que chegavam à cidade. Estes ataques eram comuns durante o período colonial.

Nossa Senhora do Monte Serrat - Fotos Antigas
Fiéis durante procissão de Nossa Senhora do Monte Serrat em Santos (Foto: Fundação Arquivo e Memória de Santos)

“Em 1614, invasores acabaram soterrados durante uma invasão e o milagre foi atribuído a Nossa Senhora do Monte Serrat. Em 1954, foi declarada oficialmente Padroeira da Cidade pela Câmara Municipal e em 8 de setembro de 1955 coroada como tal”, conta Bruno Alves.

O padre Claudenil diz que este foi um dos milagres da Nossa Senhora do Monte Serrat. “A vila estava sendo invadida por piratas holandeses, então se atribui a Nossa Senhora do Monte Serrat o milagre de um desmoronamento muito grande que aterrou grande parte destes piratas, e outros fugiram percebendo a grandiosidade desse deslizamento de pedras e de terra”, conta. 

Comemorações

Para Santos e para toda a igreja católica, a importância de Nossa Senhora do Monte Serrat é imensurável, e já fazem parte da cultura e identidade santista. “As comemorações relativas à padroeira da cidade são parte importante do patrimônio histórico e cultural do município e como tal ajudam a delimitar parte do que é ser um morador da cidade”, diz Bruno Alves.

Nossa Senhora do Monte Serrat - Fotos Antigas
Igreja de Nossa Senhora do Monte Serrat (Foto: Fundação Arquivo e Memória de Santos)

“Podemos afirmar que praticamente todo santista já percorreu as escadas ou o bondinho funicular. Durante as comemorações, a cidade recebe um grande contingente de fiéis de todas as partes do Estado e do país, bem como acontece em outros municípios durante suas respectivas comemorações religiosas”, explica.

O professor de história ainda ressalta que, além da importante questão da disseminação da fé católica, é interessante observar o poder e influência da Igreja Católica na formação do Brasil colonial e nos países vizinhos, o que acabou deixando uma tradição fortemente católica nas ex-colônias Ibéricas.

Nossa Senhora do Monte Serrat - Fotos Antigas
Vista para o Monte Serrat, em Santos (Foto: Fundação Arquivo e Memória de Santos)

Já o padre Claudenil conta que a devoção e a fé popular contribuíram para que Nossa Senhora do Monte Serrat se tornasse padroeira, e por isso o festejo popular continua sendo tão importante na Cidade. “Ela tem uma importância muito grande, influenciou na fé popular, influenciou na devoção, na peregrinação. São muitos os peregrinos que sobem o alto do monte, ao seu santuário para pedir as graças, para pedir curas”.

Até hoje, a comemoração a Nossa Senhora do Monte Serrat faz alusão à história dela em Santos. “É a história de um povo sofrido, um povo oprimido, e celebrar hoje a festividade de Nossa Senhora é nos remeter àquele povo e principalmente à história de dor e de sofrimento desse nosso povo aqui e agora. A cada ano a população espera a descida da imagem de Nossa Senhora, quando ela vem à cidade parece abrandar as pestes, abrandar as pandemias, dar esperança, dar vida nova para um povo que vive os momentos difíceis e amargos da história”, finaliza o padre.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.